MEC suspende abertura de cursos EaD de Enfermagem até março de 2025

Ainda foi anunciada a elaboração de um novo marco regulatório para o setor e de novos parâmetros de qualidade no segmento de educação até dezembro de 2024

11.06.2024

O Ministério da Educação (MEC) aprovou na última quinta-feira (06), a suspensão da abertura do curso de Enfermagem na modalidade EaD (Ensino à Distância). A modalidade estará interrupta até março de 2025, e foi anunciada a elaboração de um novo marco regulatório para o setor e de novos parâmetros de qualidade no segmento de educação até dezembro de 2024.

A solicitação já havia sido feita pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2021, que é contra a formação de profissionais do campo da saúde via EaD, visto que a área demanda atividade prática em razão da necessidade de uma boa maestria e responsabilidade por parte do profissional que exercerá a profissão, sendo necessária a experiência para se aprofundar no aprendizado.

Em caso anterior, o plenário da autarquia já negou por unanimidade o registro de especialistas formados exclusivamente na modalidade EaD, por entender que a segurança dos pacientes poderia estar em risco.

O sucesso dessa suspensão foi construído através de ações judiciais, campanhas e articulações políticas, a fim de garantir uma formação de qualidade para os futuros profissionais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...