Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

STF marca retomada do julgamento do piso da Enfermagem para 23 de outubro


07.10.2026

Resultado do julgamento poderá repercutir sobre pontos centrais para a categoria

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 23 de outubro a retomada do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.222, que discute critérios para implementação do piso salarial nacional da Enfermagem. O processo foi devolvido nesta quarta-feira (7) pelo ministro Luiz Fux e incluído na pauta do Plenário Virtual, com julgamento previsto até 3 de novembro.

A ação foi ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e questiona dispositivos da Lei 14.434/2022, que instituiu piso de R$ 4.750 para enfermeiros, com valores equivalentes a 70% para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares de Enfermagem e parteiras.

A análise do mérito começou em setembro de 2025, quando o então relator, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela procedência parcial da ação. Entre os critérios propostos, Barroso estabeleceu a jornada de 40 horas semanais como referência para o pagamento integral do piso, com redução proporcional para jornadas inferiores. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

A análise foi retomada neste ano. Em seu voto, Toffoli acompanhou parte do entendimento apresentado por Barroso, inclusive quanto à referência de 40 horas semanais, mas divergiu em questões relacionadas ao financiamento e à aplicação do piso aos trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para servidores dos estados, Distrito Federal e municípios e profissionais de entidades privadas que atendam pelo menos 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), Toffoli propôs que a assistência financeira complementar da União cubra a diferença necessária para o pagamento do piso, incluindo 13º salário e terço constitucional de férias. Encargos legais e verbas rescisórias permaneceriam sob responsabilidade dos respectivos entes e instituições.

Em relação aos trabalhadores celetistas em geral, o voto propõe implementação regionalizada por meio de negociação coletiva, com prevalência do negociado sobre o legislado. Na ausência de acordo, a controvérsia seria submetida a dissídio coletivo na Justiça do Trabalho.

Julgamento será retomado após pedido de vista
Após o voto de Toffoli, o ministro Luiz Fux pediu vista dos autos, interrompendo novamente a análise. Nesta quarta-feira (7), Fux devolveu o processo para julgamento. O andamento processual registra que a ADI foi automaticamente liberada para continuidade da análise e incluída na lista do Plenário Virtual.

A sessão está prevista para começar às 11h do dia 23 de outubro e terminar às 23h59 de 3 de novembro. Nesse período, os ministros poderão apresentar seus votos no sistema eletrônico do STF.

Os entendimentos apresentados até agora ainda não representam a decisão definitiva do Supremo. O resultado do julgamento poderá repercutir sobre pontos centrais para a categoria, como a jornada utilizada como referência para o cálculo do piso, o financiamento e as condições de implementação para profissionais contratados pela iniciativa privada.

Representantes do Conselho Federal de Enfermagem acompanham a tramitação da ADI 7.222 e seus possíveis impactos para os profissionais. A definição dos critérios pelo STF terá repercussão direta sobre a aplicação do piso salarial nacional da Enfermagem nos setores público e privado.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

5ª Avenida, N 11, Setor Leste Universitário, CEP: 74605-040 - Goiânia-GO

(62) 3242-2018

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...