Coren-GO lança protocolo da Enfermagem no 24º Cbcenf


13.09.2022

Livro é entregue as diversas autoridades presentes no evento

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás lançou nesta terça-feira, 13, durante o 24º Congresso Brasileiro de Conselhos de Enfermagem, a 4º Edição do Protocolo de Enfermagem da Atenção Primária do Estado de Goiás. O livro é dividido em 30 capítulos, e apresenta diversas áreas de atuação do enfermeiro dentro da atenção primária da saúde.

O lançamento foi realizado no palco central do Centro de Eventos de Fortaleza e contou com a presença da Presidente do Cofen, Betânia Santos; do Vice Presidente Antônio Marcos, da Presidente do Coren-GO, Edna Batista, da anfitriã do evento, a Presidente do Coren- CE, Ana Paula Lemos e do Presidente do Coren-SP, James Francisco.

Sob a coordenação da Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Dra Claci Rosso, o manual foi escrito por mais de 140 autores, de diferentes áreas de atuação. Nesta edição foram realizadas uma revisão bibliográfica dos vinte e seis protocolos existentes, e foram acrescentados mais quatro capítulos. São eles: cuidados estéticos, práticas integrativas e complementares, preparo e respostas a emergência em saúde pública.

Presidente Edna Batista discursa no lançamento do Protocolo

Classi Rosso explica que o intuito do protocolo é, “Oferecer um instrumento de gestão e de cuidado aos profissionais de saúde da Atenção Primária em diferentes cenários sociais, econômicos e de acesso às informações das normas e protocolos do Ministério da Saúde e outros órgãos produtores de conhecimento na área da saúde”.

De acordo com a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, Dra Edna de Souza Batista, o manual possibilita uma descrição detalhada da assistência, do cuidado, “Ele contem no seu conteúdo a operacionalização e a especificação sobre o que, quem e como se faz, orientando e respaldando os profissionais da Enfermagem”, salientou a enfermeira que preside o Coren-GO.

A Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dra Betânia Santos, parabenizou o Coren-GO pela iniciativa de proporcionar uma ferramenta em que auxiliará a enfermagem de todo o Brasil, “Este protocolo deve ser o livro de cabeceira dos enfermeiros. Nele, é possível encontrar direcionamento para a prática segura da Enfermagem”.

Outra novidade e que em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a 4º Edição do Protocolo de Enfermagem da Atenção Primária do Estado de Goiás, será disponibilizado de forma digital, por meio do aplicativo CofenPlay. Com esta inovação, profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo terão acesso a esse material.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h e sábado, de 8h às 12h

Loading...