Coren-GO e sindicato dos enfermeiros une forças em prol da categoria

Entre os temas discutidos, foi abordada a importância da fiscalização de medidas trabalhistas, a diferença de atribuições entre as entidades e a efetivação do Piso Salarial da Enfermagem

07.02.2024

Nesta quarta-feira (7), o Coren-GO se reuniu com o Sindicato de Enfermeiros do estado de Goiás (SIEG) para discutir estratégias conjuntas em prol da categoria. Entre os temas discutidos, foi abordada a importância da fiscalização de medidas trabalhistas, a diferença de atribuições entre as entidades e a efetivação do Piso Salarial da Enfermagem.

A expectativa é de que, em breve, aconteça o alinhamento estratégico também com o sindicato dos Técnicos de Enfermagem do estado.”O intuito é justamente aproximar as causas e a luta em comum pela categoria, aliando esforços para que os profissionais sejam beneficiados pelo nosso trabalho”, afirma a presidente do Coren-GO, Thaís Luane.

Também foi apresentada a dificuldade enfrentada pelos profissionais no momento de de enfrentamento à covid-19, que evidenciou a linha direta da assistência para debates de valorização e, agora, a segunda pandemia vivenciada na saúde mental. O aumento nos transtornos ansiosos e depressivos é uma tendência dos últimos anos, mas atingiu patamares muito mais alarmantes após a crise sanitária.

Piso Salarial da Enfermagem – O Ministério da Saúde lançou a 3ª edição da cartilha informativa, para elucidar as principais dúvidas da categoria. Em live oficial, também foi divulgado o início de visitas in loco para ajudar gestores aos estados para ajudar gestores na efetivação dos pagamentos à Enfermagem.

Sistema Cofen/ Conselhos Regionais – Entre as pautas também foi destacada a importância do conhecimento geral sobre a diferença de responsabilidade entre as entidades. O papel do conselho é fiscalizar e normatizar o exercício profissional da Enfermagem, garantindo a qualidade da assistência para os profissionais e pacientes.

“Mesmo não sendo competência do Coren-GO, estamos ao lado da categoria em pautas como o Piso e a defesa da qualidade do Sistema Único de Saúde”, reforça o secretário do conselho, Weverton Teodoro.

Sindicato e Associação –  O sindicato representa a representação dos interesses dos trabalhadores, buscando melhores condições, sendo a filiação facultativa. Entre as atividades, a entidade define pautas de negociações trabalhistas, como o Piso Salarial e a deflagração de greves.

Já a associação busca medidas para a atualização e aprimoramento profissional, por meio de cursos, congressos e outros modelos de aprendizagem, valorizando-os ao mercado de trabalho.

 

Fonte: Ascom - Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h e sábado, de 8h às 12h

Loading...