Janeiro Roxo: mês conscientiza a população sobre a importância do combate à Hanseníase

Mês é propício para conscientizar os cidadãos sobre o assunto que, ainda, é muito estigmatizado e dito de maneira pejorativa

30.01.2025

A Hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infecciosa e crônica que afeta a pele e os nervos, causando alterações na sensibilidade e na força muscular. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a doença é transmitida através da fala, tosse, espirro e, em contatos próximos, ela pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças.

Os sintomas dessa doença podem demorar entre 02 até 05 anos para se manifestarem. A enfermidade apresenta sintomas como: Manchar na pele; Formigamentos, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; Nervos engrossados e doloridos; Áreas da pele muito ressecadas; Caroços pelo corpo; Coceira ou irritação nos olhos; Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

O tratamento, totalmente curável, pode ser realizado gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), através de antibióticos que devem ser tomados diariamente até o término do tratamento. Quanto mais cedo forem iniciado os cuidados, menores são as chances de agravamento da doença, visto que, quando não tratada com antecedência pode acarretar lesões severas, deformidades permanentes e sequelas.

O Brasil foi listado como o 2 país do mundo com o maior índice de casos de Hanseníase, antecedendo apenas a Índia. Segundo o Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase, do Ministério da Saúde, em 2023, houveram cerca de 20 mil novos casos da doença. De acordo com os dados, o Norte e Nordeste do país foram os locais mais afetados, enquanto a faixa etária ultrapassa a idade de 15 anos.

O mês de janeiro é propício para conscientizar os cidadãos sobre o assunto que, ainda, é muito estigmatizado e dito de maneira pejorativa.

A Enfermagem nos cuidados da Hanseníase –  A Enfermagem representa mais da metade das equipes de Saúde e desempenha um atividade de vigilância essencial para epidemiológica da hanseníase. Através da promoção de saúde e no combate do estigma, os profissionais são hábeis no diagnostico, tratamento, testes rápidos e acompanhamento dos pacientes, garantindo uma assistência qualificada para que o cidadão possa ser curado e conscientizado sobre a doença.

 

Fonte: Ascom Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...