Janeiro Branco: mês conscientiza a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental


30.01.2025

O mês de janeiro é marcado pela cor branca, que simboliza a campanha de conscientização da saúde mental e emocional, promovendo saúde e cuidados para o equilíbrio emocional da população. A saúde mental é um aspecto primordial de nossas vidas que devemos priorizar diariamente. Ela está presente em todos os momentos, sendo necessário sua estabilidade para enfrentarmos com êxito os desafios e as mudanças que permeiam nosso cotidiano.

Rotineiramente, lidamos com nuances em ramos de nossa vida pessoal, profissional e social, com situações de estresse, decepções, expectativas e desgastes que podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos que afetam diretamente nossa saúde mental e física, como a ansiedade, a depressão e o pânico. O estilo de vida corrido, com parâmetros que nos levam ao sedentarismo e à insônia, também são fatores determinantes para o esgotamento mental.

O Brasil se encontra no top 3 dos países que possuem um dos piores índices de saúde mental do mundo, ocupando a 2 posição, antecedendo apenas conforme o ranking global do relatório “Estado Mental do Mundo”. A aquisição de antidepressivos aumentou 37% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, estimando-se que, 16% dos brasileiros faz o uso contínuo de medicamentos para problemas emocionais.

Cuidar da saúde, acima de tudo, é um ato de amor próprio e resulta na maior qualidade de vida. A desenvoltura de hábitos saudáveis é uma grande chave para a amenização deste impasse, para que assim os indivíduos possam estar aptos e saudáveis para tomar decisões informadas, manter relacionamentos, alcançar objetivos e prosseguir o processo da vida com excelência.

Para que haja disseminação de saúde mental, cabe ao indivíduo a mudança de hábitos, aderindo uma rotina saudável, desde a alimentação até ao físico. Saber lidar com as expetativas e com as adversidades diárias é um passe primordial para a redução do desgaste emocional, de forma que com que o indivíduo caminhe para uma melhor condição de vida e saúde.

A Enfermagem na assistência à saúde mental – O desempenho dos profissionais de Enfermagem são fundamentais em meio ao suporte e solidariedade de pacientes com saúde mental debilitada. A humanidade, o acolhimento e a ouvidoria da Enfermagem Psiquiátrica para com os cidadãos com esta vulnerabilidade, contribuem para a manutenção de suas saúdes, buscando encontrar a solução mais adequada para a condição, através de conhecimentos e habilidades profissionais, que podem fazer total diferença no processo de tratamento.

Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...