Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-GO recebe devolutiva da Secretaria de Saúde de Luziânia sobre o Piso da categoria

Após mobilização da Enfermagem, Coren-GO recebeu explicações de motivos e providências para a temática

18.07.2025

Piso salarial da categoria é conquista histórica, com reivindicações de mais de duas décadas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Conselho Regional de Enfermagem recebeu, em nota, a devolutiva da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Luziânia sobre as dificuldades enfrentadas pela Enfermagem nas unidades de saúde. O repasse do piso salarial da categoria, que encontra-se em atraso, foi um dos assuntos respondidos.

No assunto, a instituição informa que ocorreu uma falha de processamento bancário pela gestão dos contratos e se compromete a solucionar, o mais rápido possível, o atraso temporário nos pagamentos. A Lei do Piso, nº 14.434/2022 define os valores de R$ 4.750,00 (quatro mil, setecentos e cinquenta reais) mensais para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.

“Mesmo não sendo competência dos conselhos regulatórios a reivindicação por medidas trabalhistas, a luta pelo pagamento integral do piso salarial é de todos nós”, explica a presidente do Coren-GO, Thaís Luane, e complementa: “Firmamos o nosso compromisso com a categoria e continuaremos orientando os profissionais sobre o andamento oficial para estas questões sindicais”.

Comissão de Saúde realizou debate sobre o tema em audiência pública

Mobilização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem – A aprovação da Lei foi uma conquista histórica para a categoria de mais de 86 mil profissionais do estado. Entretanto, ainda há inconsistências no pagamento, não sendo uma realidade para a toda a categoria, principalmente no setor privado. Em maio, o Coren-GO esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília para discutir e articular a regulamentação da jornada de trabalho, a falta de reajuste salarial desde a aprovação da Lei e os descontos irregulares sobre o pagamento.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, se pronunciou com indignação sobre o assunto: “Então o piso deixou de ser um piso mínimo. Para aqueles que trabalham em jornadas de 30 horas ou de 20 horas, como o DF, o piso passou a ser um valor ainda menor”.

Thaís complementa: “Nós vamos ao encontro da categoria e nos deparamos com situações alarmantes. Estamos mobilizando parlamentares, gestores e aliando forças com outras entidades de enfermagem que cuidam dessas situações para conseguirmos ver, de fato a diferença nos contracheques da categoria”.

Presença do conselho na abertura da Semana de Enfermagem de Luziânia

Escuta ativa em Luziânia – Além da voz da Enfermagem nos espaços políticos de decisão, o Coren-GO esteve, em maio, no Hospital Estadual de Luziânia (HEL) para as atividades do mês da Enfermagem, acompanhado de ações de fiscalizações nas unidades de saúde. Em março deste ano, também foi realizado um encontro de enfermeiros Responsáveis Técnicos e Coordenadores de Enfermagem para os profissionais que atuam nas cidades ou regiões vizinhas.

O objetivo é aproximar a categoria e fortalecer o elo entre o conselho e os profissionais. “Conseguimos. Essa devolutiva da SMS nos mostra que nosso esforço e parceria com quem está na linha de frente, traz o compromisso de zelar por toda a saúde pública”, conclui Thaís.

 

Segue nota oficial da Secretaria Municipal de Luziânia:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia informa que está inteiramente comprometida em assegurar o repasse do Piso Nacional da Enfermagem aos profissionais da rede municipal.

Uma falha de processamento bancário afetou o repasse à empresa responsável pela gestão dos contratos, o que ocasionou um atraso temporário nos pagamentos. A situação está sendo tratada com prioridade máxima e será regularizada em breve.

Reiteramos nosso compromisso com a valorização da Enfermagem e expressamos nosso respeito e reconhecimento a todos os profissionais que, com competência e dedicação, garantem a qualidade da assistência em saúde prestada à população de Luziânia.”

Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia
Luziânia – GO, 18 de julho de 2025

Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...