Coren-GO realiza o Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos de Caldas Novas e Região

Com uma programação recheada de atividades educacionais, palestras e trocas de experiências, o evento ocorreu no Sesc de Caldas Novas, e contou com a participação de diversas entidades de outros Corens

19.02.2025

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás realizou o Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos, desta vez, a edição foi concretizada em Caldas Novas, dando enfoque nos profissionais do município e região.

Com uma programação recheada de atividades educacionais, palestras e trocas de experiências que contribuem para o fortalecimento da atuação dos RTs nas unidades de saúde, o evento ocorreu no Sesc de Caldas Novas, e contou com a participação de diversas entidades de outros Corens, que além de trazerem representatividade regional, também somaram junto aos conhecimentos aprofundados ao longo das palestras.

O chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-BA, Davi Reis, foi o responsável por ministrar a palestra magna “Liderança e Inovação na Gestão de Enfermagem: Construindo o futuro da profissão” e dissertou sobre o papel da categoria, “Inovar na área da Enfermagem é primordial para garantir qualidade, humanização e eficiência nos cuidados, promovendo um ambiente de crescimento para os pacientes e profissionais. O futuro da nossa categoria é construído com conhecimento, resiliência e coragem para desafiar o convencional”, afirma.

A cerimônia também contou com palestras ricas em informações que aumentam o repertório de aprendizado e evolução do profissional, apresentadas pela chefe do Departamento do Exercício Profissional do Cofen, Tatiana Melo e a coordenadora do setor de Responsabilidade Técnica do Coren-GO, Katiane Oliveira, que abordaram o tema “Entendendo o papel do enfermeiro responsável técnico e sua aplicação na prática”. Durante o diálogo técnico a representante da autarquia goiana reforçou a importância dos profissionais no dia a dia das unidades, “São os RTs que diariamente buscam garantir o bom funcionamento do fluxo de trabalho, o que por consequência garante aos pacientes um atendimento seguro e de qualidade”, pontua.

O conselheiro – secretário do Coren-AL, Wbiratan Souza, tratou sobre os Processos de Enfermagem, pontuando a necessidade da atenção ao detalhes enquanto se realiza os atendimentos. “Quando o paciente dá entrada em busca de atendimento já se tem início os processos de Enfermagem e devem ser registrados, seja de forma online ou manual. Tudo que um profissional faz deve estar dentro do que é regido por esses processos, é uma questão de segurança para os dois lados.” reforça o conselheiro- secretário.

Já a chefe do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do Cofen, Marisa Miranda, apresentou aos convidados a palestra Planejamento de Enfermagem, abordando tópicos como dimensionamento e distribuição de equipes, bem como escala de trabalho garantindo que o fluxo de trabalho não seja interrompido. “Devemos levar em consideração também, que vivemos em um país continental, cada região vive uma realidade diferente da outra, quem dirá as unidades de atendimento. Em diversos casos o que o profissional consegue aplicar aqui não será possível replicar em outro ponto. Por isso, o planejamento é personalizado de acordo com cada demanda”, lembra a representante do Cofen.

“Construir o futuro da enfermagem significa preparar líderes capacitados, que saibam equilibrar conhecimento técnico, empatia e gestão estratégica. Profissionais que não apenas acompanham as mudanças no cenário da saúde, mas que as impulsionam, promovendo um impacto positivo tanto para as equipes quanto para os pacientes”, pontua, Thais Luane, presidente do Coren-GO.

A grande proliferação de conteúdos didáticos do evento, caminham para a valorização e melhoria do exercício profissional. O evento percorrerá diversas cidades do estado de Goiás ao longo do ano, sendo sua próxima edição confirmada para o dia 15 de abril, na cidade de Luziânia.

Responsabilidade Técnica – Segundo a Resolução Cofen nº 509/2016, o (a) Enfermeiro(a) Responsável Técnico é o profissional Enfermeiro em que as atribuições competem o planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Enfermagem da empresa ou instituição de saúde onde as atividades serão executadas. Com isso a função acaba ocupando o topo da hierarquia de Enfermagem, todas as atividades realizadas são com base em planejamentos que foram fundamentados em rotinas, leis e nas regulamentações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Com isso, a atuação de de Responsáveis Técnicos torna-se imprescindível para o bom funcionamento das unidades de saúde e na oferta do atendimento de qualidade a todos os cidadãos.

PEC 19/2024 – O tópico abordado na palestra propõe a alteração do § 12 do art. 198 da Constituição Federal para garantir que o Piso Salarial da Enfermagem seja aplicado à jornada máxima de 30 horas semanais. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi escolhido como relator da medida, que foi autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A proposta já recebeu mais de 37 mil manifestações favoráveis de eleitores no site do Senado. Vote na consulta pública e faça parte dessa ação.

Veja mais fotos:


Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...