Coren-GO articula inclusão do Enfermeiro em concurso da polícia científica


27.02.2023

Presidente do Coren-GO, Edna Batista e Superintendente Ricado Silva e Assessoras do Coren-GO

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), reuniu-se na última sexta-feira, 24, em Goiânia, com o Superintendente da Polícia Técnico Ciéntifica de Goiás, Ricardo Matos da Silva. Na pauta, a inclusão dos Enfermeiros no Edital 001/2023, que dispões sobre o concurso público para provimento de 52 vagas de Perito Criminal Classe 3.

De acordo com a Lei Estadual N° 20.938/2020, que regulamenta a profissão, são 20 categorias aptas para exercer o cargo de Perito Criminal, das quais não inclui a Enfermagem. Dentre as atribuições exercidas no cargos, várias delas são desenvolvidas por Enfermeiros, o que gerou grande descontentamento da categoria.

Coren-GO em dialógo a favor da Enfermagem

Durante o encontro, a Presidente do Coren-GO, Edna de Souza Batista, relatou sobre a competência do profissional da Enfermagem no trabalho de Perito, “Ao verificarmos as atribuições de Perito, é inadimissivel a Enfermagem não está incluida como categoria competetente para exercício do cargos. Tanto a Lei do Exercício Profissional de Enfermagem ( Lei 7.498/1986 ), quanto a Resolução que regulamenta a atividade da Enfermagem Forense (Resoluçao Cofen Nº 700/2022), garantem o conhecimento técnico ecientífico para exercer essa atividade”, frisou.

O Perito Criminal Ricardo Matos, parabenizou o Conselho pela disposiçao em incluir a categoria, “Essa iniciativa é muito válida e estamos dispostos a atender a todos sem discriminição. È muito válido por parte do Coren-GO de reafirmar a competência da Enfermagem para exercer o cargo”.

Na reunião ficou acordado que o Coren-GO irá elaborar em conjunto com a Comissão Nacional de Enfermagem Forense um documento de subsídio para que a Superintêndencia da Polícia Técnico Ciéntifica de Goiás possa realizar uma minuta de alteração da Lei N° 20.938/2020.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h e sábado, de 8h às 12h

Loading...