Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-GO elege delegados e debate propostas durante a Conferência Estadual para Atualização do Código de Ética da Enfermagem


30.10.2025

Profissionais de diversas áreas discutiram temas que vão da capacitação contínua à prevenção e ao enfrentamento da violência e do assédio

Presidente do Coren-GO, Thaís Luane, e delegados eleitos para a etapa nacional

O Coren-GO realizou nesta quinta-feira (30/10) a Conferência Estadual para Atualização do Código de Ética da Enfermagem. O encontro reuniu profissionais e lideranças da enfermagem goiana para discutir temas éticos, propor atualizações e fortalecer o compromisso da categoria com uma prática segura e humanizada.

A conferência, realizada na sede da entidade e dirigida pela presidente Thaís Luane de Almeida, contou com a participação de representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e de profissionais de diferentes áreas da enfermagem, como assistência, ensino e gestão.

Representatividade
Durante o encontro, foram eleitos os delegados estaduais, incluindo técnico, auxiliar e enfermeiros, que representarão Goiás na etapa nacional da conferência. São eles: Maria Helena, Lucileide Pacheco, Karla Cabral Louzada, Lidianne Nascimento Damasceno, Franci Júnior Gomes da Silva, Kamila Macena da Silva, Tatiely Alves da Silva, Christiane Moreira Souza e Marta Valéria Calatayud Carvalho.

Eles serão responsáveis por levar as propostas e posicionamentos da enfermagem goiana à discussão nacional que culminará na atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Propostas aprovadas
Organizados em grupos de trabalho, os participantes analisaram e debateram os artigos do Código de Ética, sugerindo atualizações alinhadas às transformações sociais, tecnológicas e profissionais da enfermagem contemporânea.

Entre as principais propostas aprovadas, destacam-se:
• Valorização da capacitação contínua e combate à falsificação de diplomas;
• Fortalecimento da assistência ética e humanizada, com respeito à autonomia do paciente e atenção à saúde mental dos profissionais;
• Inclusão de diretrizes sobre tecnologia, teleenfermagem, inteligência artificial e proteção de dados (LGPD);
• Prevenção e enfrentamento à violência e ao assédio, assegurando o direito do profissional de interromper o atendimento em situações de risco;
• Ética na comunicação e no uso de imagem, garantindo consentimento e veracidade das informações;
• Recusa a condições inadequadas de trabalho e valorização do piso salarial da enfermagem, reconhecido como conquista histórica da categoria.

A presidente do Coren-GO, Thais Luane de Almeida, destacou a importância da participação da categoria no processo de revisão do Código. “Atualizar o Código de Ética é reafirmar o compromisso da enfermagem com a sociedade e com o exercício profissional baseado no respeito, na dignidade e na segurança do cuidado”.

Fonte: Ascom

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...