Enfermagem movimenta o Congresso Nacional em mobilização a favor da PEC 19

Ato convocado pelo movimento Gigantes da Enfermagem, ocorreu no dia 12 de março, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

14.03.2025

Nesta quarta-feira (12), profissionais de Enfermagem realizaram uma manifestação em prol da aprovação da PEC 19, que promove a jornada de trabalho de 30h e reajuste salarial. O ato, convocado pelo movimento Gigantes da Enfermagem, ocorreu na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Os Conselhos atuaram ativamente na ação, através do incentivo da mobilização e da importância de ir às ruas batalhar pelo reconhecimento e valorização da categoria. Os Conselhos enviaram caravanas que uniram profissionais de cada estado do país para lutar por seus direitos na mobilização que reuniu profissionais de diversos estados. O Coren-GO, em conjunto com SIEG (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás), esteve presente, dois ônibus levaram cerca de 100 profissionais para o momento, que partiram praça Universitária, em Goiânia em direção à Praça dos Três Poderes.

“A ocasião é marcada por resistência. Toda a sociedade é ciente da luta contínua da Enfermagem em prol da saúde pública e qualidade de vida. Profissionais de todo o país são submetidos a longas escalas de trabalho, plantões extensos e salários incompatíveis com suas atribuições. O nosso combate não para, e se hoje estamos nas ruas, é porque exigimos a melhoria e a humanização de toda a nossa dedicação que muda cenários todos os dias”, afirma, ThaÍs Luane, presidente do Coren-GO.

Entenda a PEC 19 – A proposta visa alterar a Constituição Federal para estabelecer que o piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras corresponda a uma jornada máxima de trabalho de trinta horas semanais. Além do reajuste anual do piso salarial, que não será inferior ao índice de variação inflacionária acumulada nos doze meses anteriores.

Atualmente, com mais de 63 mil votos positivos em sua consulta pública, a medida contribuirá para maior qualidade de vida do profissional, através da redução do desgaste físico e mental, e assim, assegurando um atendimento de saúde mais eficiente e humanizado.

Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...