14/06/2022

Profissionais que atuaram no combate à pandemia de covid-19 são homenageados na Alego

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), realizou sessão solene na noite de sexta-feira, 9, para entrega de Certificados do Mérito Legislativo a centenas de profissionais da Saúde que atuaram e atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia de covid-19 em Goiás. A homenagem foi realizada de forma presencial no plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento goiano.

A solenidade foi preparada para homenagear médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais da linha de frente, em especial aqueles que trabalharam nos hospitais de campanha.

A sessão foi presidida pelo propositor, deputado Karlos Cabral, que teve na mesa diretiva a companhia de: enfermeiro e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren), Laysson Raphael Mendonça de Souza; conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP), Cândido Renato Alves de Oliveira; conselheiro suplente e coordenador de relações institucionais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª região-DF/GO (Crefito-11, Júlio Carlos Peres; representante do Conselho Regional Odontologia Hospitalar (CROH), Cinthia Valentim Barbosa; assistente social e referência técnica em serviço social pela Carvalho Serviços Médicos no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (CSMed-HMAP), Artur Moreira da Silva.

Em seu discurso, Cabral ressaltou a coragem e o compromisso social dos profissionais da saúde durante a pandemia. “Em primeiro lugar, parabéns a todos, guerreiros e guerreiras da linha de frente contra a covid-19 em goiás. Essa sessão solene é um gesto de homenagem para reconhecer o excelente trabalho desenvolvido por cada um vocês, que aqui também representam todos os profissionais de saúde em nosso estado”, afirmou.

O parlamentar ressaltou as consequências da pandemia e destacou a luta dos profissionais de saúde em combater um vírus silencioso e desconhecido. “Em 2020, o mundo inteiro se silenciou diante da pandemia, que ainda se encontra presente. Ruas vazias e corações aflitos numa batalha silenciosa contra um vírus destruidor. Nessa luta, os profissionais da Saúde deram e dão o melhor de si, todos os dias, para cuidar de outras pessoas.”

O ponto alto do discurso do parlamentar foi a explanação acerca da demandas da categoria, que anseia por salários dignos, estabilidade profissional e plano de carreira. “Apresentei, nesta Casa, um projeto que estabelece o piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira em Goiás. Um projeto que visa garantir a inserção de psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos na rede pública de saúde. E outro que obriga hospitais e clínicas a contratar um profissional de fisioterapia para cada dez leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, informou Cabral.

Após a entrega dos certificados, Karlos Cabral enfatizou sua emoção em reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde.

Ele falou da emoção por estar fazendo essa homenagem e disse que queria que os profissionais dos 246 municípios goianos estivessem presentes, o que, infelizmente, não foi possível. “Obrigado a cada um de vocês. A alegria de vocês é contagiante e isso é reflexo dos momentos felizes que vocês vivenciaram ao ver pacientes, amigos e familiares se recuperando da covid-19. Tenho certeza que foram muitas vitórias e que outras vitórias aconteçam na vida de todos.”

 

Fonte: Alego