25/08/2022

Coren-GO realiza treinamento sobre Monkeypox

O Conselho Enfermagem de Goiás (Coren-GO) realizou nesta quinta-feira, 25,

O Conselho Enfermagem de Goiás (Coren-GO) realizou nesta quinta-feira, 25, treinamento aos profissionais da Enfermagem do Estado para atuação no diagnóstico e tratamento da Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. O curso foi ministrado pela Superitendente da Vigililância em Saúde de Goiás, a enfermaeira Dra Flúvia Amorim. Na oportunidade mais de 200 profissionais acompanharam a capitação que foi realizado no formato híbrido.

Durante mais de 2 horas, a superintendente detalhou o plano de contigêncionamento, criado pelo governo estadual no último dia 23, quando decretou emergência em saúde pública. “Neste protocolo temos detalhadamente sobre diagnostico, tratamento, prevenção, sintomas, ou seja, é uma ferramenta indispensável para o profissional da saúde”.

Flúvia ressaltou a necessidade dos profissionais da saúde notificarem todos os casos suspeitos. “Caso tenham os principais sintomas e sinais, mesmo sem a confirmação é necessário a notificação junto a secretaria municipal, pois isso possibilita que tenhamos o monitoramento e assim evitamos outros casos.

No encontro, a presidente do Coren-GO, Edna de Souza Batista, ressaltou sobre mais uma vez, o protagnismo da categoria frente a mais uma doença desconhecida, “A Enfermagem não foge a luta. Temos mais um desafio a frente que é o cuidado na Monkeypox, e nos do Coren-Go, estamos aqui para auxilia-los a passar por mais um desafio com qualificações que vão auxiliar o papel da equipe de Enfermagem”, frisou a enfemeira que presidente a autarquia.