13/05/2020

Ato silencioso em memória aos 109 profissionais vítimas da Covid-19 marca o Dia da Enfermagem

Com número limitado de participantes para evitar aglomeração e manter

Com número limitado de participantes para evitar aglomeração e manter distanciamento social, 50 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram ato silencioso em memória aos 109 profissionais vítimas da Covid-19, na Praça Cívica, em Goiânia. O ato também destacou o número de 3.800 contaminados; e a necessidade de cobrar melhores condições de trabalho, carga horária e salários justos.

A manifestação, organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), em parceria com o Sindsaúde-GO, Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), marca o Dia do Enfermeiro, celebrado nacionalmente em 12 de maio.

Para a presidente do Coren-GO, Ivete Barreto, neste maio não há o que se comemorar, pois a Enfermagem está sofrendo ainda mais com a sobrecarga de suas atividades e reflexos na saúde mental. “Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão doando de si, literalmente, para prestar assistência à população”, afirma. Ela acrescenta ainda que espera que esse momento não seja esquecido e que as lutas da categoria possam receber apoio dos pacientes que estão sendo assistidos.

Os conselheiros José Antônio Oliveira e Viviane Ribeiro estiveram no ato. Para José Antônio, a ação marca a preocupação das organizações de enfermagem com a categoria e da importância das lutas de melhores condições de trabalho, incluindo equipamentos de proteção e quantitativo suficiente de profissionais nas unidades.