Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Tem início o 11º Abrascão


29.07.2015

Goiânia recebe Congresso Saúde Coletiva para discutir saúde, desenvolvimento e democracia no contexto do SUS

Mesa Diretiva

Com o tema “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal“, a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) teve início, na noite de 28 de julho de 2015, no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A solenidade de abertura contou com importantes nomes no cenário da nacional, como os ministros da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Arthur Chioro e Aldo Rebelo, respectivamente; presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, além da conselheira Federal Mirna Frota, prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e autoridades estaduais e municipais.
O presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio de Souza, fez um discurso caloroso sobre os desafios do SUS, convocando todos a cerrarem trincheiras na defesa da universalidade dos sistemas de saúde, resistirem à lógica privatista e abraçarem a construção do SUS, um direito do povo brasileiro.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, enfatizou a importância de uma política de saúde conectada com os movimentos sociais e destacou o congresso como um espaço de articulação e união de forças entre academia, serviços de saúde e movimentos sociais. “Não podemos só fazer política acadêmica, mas sim uma política conectada com a agenda nacional, que dialogue com os movimentos sociais, que muitas vezes ainda sofrem de preconceito”.
Uma das falas que recebeu aplausos dos presentes foi a do ministro da Saúde, Arthur Chioro, quando foi abordado o funcionamento e sucesso do Programa Saúde da Família (PSF). “Para um PSF funcionar é preciso ter trabalho em conjunto e não centralizado, somente, na figura do médico. Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e outros profissionais da saúde são fundamentais para os bons resultados do Programa”, disse. Em outro momento de sua fala, Arthur Chioro alertou sobre a “epidemia de cesarianas” no Brasil – que correspondem a 83% dos partos realizados. “Se a enfermagem tivesse mais espaço para promover e participar dos partos humanizados, esse índice já teria sido modificado”, afirmou.
Participação goiana – Até o dia 1º de agosto, mais de 5 mil pesquisadores, profissionais e estudantes estarão reunidos no Abrascão, discutindo a saúde coletiva atual e pautando novos rumos das políticas públicas da saúde. Fortalecendo a Saúde Coletiva brasileira, o Cofen é um dos patrocinadores do Abrascão 2015. Os resultados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil são destaque no estande do Cofen, apresentando um diagnóstico detalhado da situação da profissão.
O Coren-GO também está participando do evento, acolhendo os profissionais de enfermagem que visitam a feira, além dos 180 sorteados para participar gratuitamente do Congresso. Conforme relatado pela presidente do Coren-GO, o número dos interessados em participar do sorteio de inscrições gratuitas foi muito grande. “Iríamos sortear incialmente 20 vagas, entretanto, devido a grande procurar conseguimos mais vagas, junto ao Cofen, e trouxemos 180 profissionais goianos”. Muitos deles já passaram no stand e fizeram fotos com as conselheiras presentes.

Conselheiras
Conselheiras do Coren-GO participam da solenidade de abertura do Congresso
Mirna Cofen 2
Secretária do Coren-GO, Ângela Cristina Bueno, conselheira Federal, Mirna Frota, e presidente do Coren-GO, Ivete Santos Barreto

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

5ª Avenida, N 11, Setor Leste Universitário, CEP: 74605-040 - Goiânia-GO

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...