Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Suvisa e Coren atualizam profissionais em Tuberculose


18.03.2014

A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás (Coren-GO), dá continuidade à série de cursos estruturados com o objetivo de atualizar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das redes pública e privada na área de doenças transmissíveis. Nos dias 18 e 20 de março será realizado o curso sobre Ações de Controle da Tuberculose, a ser ministrado por Emílio Alves Miranda, subcoordenador do Programa Estadual de Tuberculose e Seyssa Cristina Pereira e Silva Cintra, enfermeira que integra a equipe do programa.
A realização do curso sobre Ações de Controle da Tuberculose chamou tanto a atenção dos profissionais que a quantidade de vagas ofertadas foi preenchida logo após as inscrições terem sido abertas. Como tem ocorrido em todas as capacitações, 20% das vagas foram destinadas para acadêmicos de Enfermagem que estão cursando a partir do 7º período. O curso será realizado na sede do Coren-GO. No dia 18 de março, a capacitação vai acontecer pela manhã e no dia 20 de março, no período da tarde.

Quarta causa de morte por doenças infecciosas
Em pleno século 21, a tuberculose ainda constitui um desafio para as autoridades e profissionais de saúde. Estudos apontam que a tuberculose constitui a quarta causa de morte por doenças infecciosas. Nos pacientes vítimas de Aids, a tuberculose representa a primeira causa de morte por doenças infecciosas. Só em 2012 foram notificados 70 mil casos novos da doença no território nacional, o que coloca o Brasil no grupo dos 22 países com alta carga da doença.
Entre esses 22 países, o Brasil ocupa a 17ª posição em número de casos da doença e a 22ª em taxa de incidência, prevalência e mortalidade. Em Goiás, conforme dados da Suvisa/SES, foram notificados 845 casos novos de tuberculose no ano passado. Considerando-se todas as formas da doença, há no Estado uma incidência de 13,7 casos por cada grupo de 100 mil habitantes.
Durante o curso, Emílio Miranda e Seyssa Cintra vão abordar a importância da busca ativa do paciente sintomático respiratório nos serviços de saúde e a organização desta atividade; a relevância da notificação dos casos de tuberculose e da divulgação dos sinais e sintomas da doença entre a população e os profissionais de saúde.

Coordenação de Educação e Comunicação – Suvisa – Fone 3201-3908
Coordenação de Doenças Crônicas e Transmissíveis – Suvisa – Fone – 3201-7881

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...