Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

SMS realiza vacinação contra HPV nos shoppings de Goiânia neste sábado


02.10.2015

Meninas entre 9 e 13 anos de idade devem receber segunda dose da vacina. Alguns tipos do vírus podem causar o câncer de colo do útero, o terceiro tipo que mais mata no Brasil

vacina-hpvNeste sábado, 03, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realizará ação especial da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) em shoppings de Goiânia. A mobilização tem a intenção de alcançar maior público, além de divulgar a importância da imunização. A campanha vai ocorrer nos shoppings Flamboyant, Passeio das Águas, Araguaia, Portal, Portal Sul, Shopping Cidade Jardim e Plaza D’oro Shopping, e, ainda, no Parque Mutirama.
Todas as meninas com idades entre 9 e 13 anos que receberam a primeira dose da vacina há seis meses devem retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A vacina protege contra quatro tipos do vírus, sendo que dois deles são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, terceira maior causa de morte de mulheres brasileiras depois do câncer de mama e de pulmão, matando cerca de cinco mil mulheres todos os anos.
A previsão é de que sejam vacinadas 28.488 garotas em Goiânia, o que correspondem a 80% da população alvo. Para receber a segunda dose, elas devem comparecer ao posto de vacinação mais próximo, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou ir a um dos locais onde será realizada a ação no próximo sábado. Em março deste ano, quando houve campanha para a primeira dose da vacina, a procura foi mais baixa do que o esperado, então as meninas que não fizeram essa imunização devem comparecer a um dos locais de vacinação para recebê-la.
Vacina – A vacina quadrivalente protege contra quatro subtipos do vírus HPV com 98% de eficácia. Dois desses subtipos são responsáveis por causar 70% dos casos de câncer do colo do útero e as outras duas variações causam 90% das verrugas genitais. Ela é distribuída pelo SUS desde março de 2014, em complemento às outras ações preventivas do câncer de colo do útero, como a realização do Papanicolau e o uso de camisinha em todas as relações sexuais.
A imunização é indicada para garotas entre 9 e 13 anos de idade, que devem receber três doses. Após tomar a primeira dose, a menina deve voltar ao posto de vacinação seis meses depois para receber a segunda dose. A terceira, de reforço, é então aplicada após cinco.
A vacina é mais eficiente quando aplicada em meninas que não iniciaram a vida sexual, pois ainda não tiveram contato com o vírus. Atualmente, mais de 60 países incluem a vacina contra o HPV em programas nacionais de imunização, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Câncer de Colo do Útero – O vírus HPV é transmitido por meio da relação sexual através do contato direto com pele ou com mucosas infectadas. A transmissão também pode ocorrer de mãe para filho na hora do parto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 290 milhões de mulheres no mundo estejam infectadas pelo vírus.
A ação do HPV no corpo causa alterações celulares que podem gerar o câncer no colo do útero, que demora alguns anos para se desenvolver. De acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...