Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Goiás participa de 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem


18.09.2015

A delegação de Goiás participou de discussões, apresentação de trabalhos e recebeu centena de visitantes no stand

De 15 a 18 de setembro, a cidade de João Pessoa (PB) recebeu o 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que teve como tema central “Desafios Emergentes para a Enfermagem Brasileira”. O Coren-GO foi representado no evento pela presidente Ivete Santos Barreto; conselheira-secretária Ângela Cristina Bueno; conselheira-tesoureira Marli Aparecida de Ávila; conselheiros Fernando Correa, Laura Isabela de Barros, Rosilene Alves Brandão e Silva, Silvio José de Queiroz e Ronilda Silva; além dos colaboradores May Socorro Martinez Afonso e Marcelo Medeiros.
Aproximadamente 3 mil pessoas acompanharam a solenidade de abertura do CBCENF, em 15 de setembro, no teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa Poeta Ronaldo Cunha Lima. Sobre o objetivo do Congresso, o presidente do Cofen, Manoel Neri, disse que a busca em “difundir o conhecimento e integrar” é uma constante do programa. Outro aspecto de destaque é a demonstração do tamanho e da importância da Enfermagem. “Somos uma nação de 1,8 milhão de trabalhadores indispensáveis para a saúde do Brasil”, disse.
Para a presidente do Coren-GO, o Congresso propicia espaço para que estudantes e acadêmicos de enfermagem possam ter contato com os temas e debates mais atuais da enfermagem; e oferece aos profissionais de enfermagem a oportunidade de apresentar ideias, propor agendas e ainda discutir temas norteadores para os trabalhos dos regionais. “Goiás tem trocado experiências exitosas com outros Regionais e participado de mesas redondas e apresentação de trabalhos”, afirmou. Ivete Barreto ainda pontuou a movimentação de profissionais e acadêmicos no stand do Coren-GO que fizeram fotos usando trajes semelhantes aos das pioneiras da enfermagem Florence Nightingale e Anna Nery.
No dia 17 de setembro, foi realizada a audiência pública “Diretrizes Curriculares Nacionais e o exercício profissional do enfermeiro”. Um dos componentes da mesa, Dr. José Vitor Jankevicius, avaliador de Cursos do Inep/MEC, afirmou que “a abertura de cursos no Brasil sempre esteve a cargo de instituições de ensino. O interesse em rediscutir as DNCs surge, em grande medida, pela ruptura nesse paradigma, incorporando as necessidades da Saúde Coletiva como norteadora da formação dos profissionais”.
A audiência contou também com a participação da conselheira federal Dorisdaia Humerez, professora da Unifesp e também avaliadora do INEP/MEC, que apresentou as Diretrizes Curriculares em vigor e abriu os debates. O presidente do Cofen, Manoel Neri, fez um breve pronunciamento, onde afirmou que “a qualidade da formação que conseguirmos oferecer, como país, definirá o futuro da profissão”.
Estiveram presentes as representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) seções Alagoas, Paraíba, Bahia – Lenira Wanderley, Lenilma Bento de Araújo Meneses e Tânia Bulcão, respectivamente; as diretoras do CEPEn e de Educação da seção de Alagoas, Regina Santos e Danielly dos Anjos; além das ex-presidentes da ABEn Nacional, Francisca Valda da Silva e Maria Goretti David Lopes. Na oportunidade, Lenira Wanderley de Almeida referiu-se ao documento intitulado “Carta de Alagoas”, aprovado no último SENADEn, realizado de 6 a 8 de agosto de 2014, como importante referência para o debate sobre o tema em questão.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...