Gestão “Unir para Fortalecer” do Coren-GO toma posse pública


29.01.2018

Tomou posse pública, em 26 de janeiro, os conselheiros da gestão “Unir para Fortalecer” que ficarão à frente do Coren-GO durante o triênio 2018-2020. Assumiram a diretoria Ivete Santos Barreto, Silvio José de Queiroz e Marli Ávila, sendo presidente, conselheiro-secretário e conselheira-tesoureira, respectivamente.

Fizeram parte da mesa-diretiva da solenidade de posse Valquírio Almeida, conselheiro Federal; Helga Bresianni, presidente do Coren-SC; Antônio Faleiros, diretor da Iquego, representando o governador Marconi Perillo; Luciana Curado, superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS de Goiânia, representando o prefeito Iris Rezende; vereadora Cristina Lopes; Deputada Estadual Isaura Lemos; Milca Severino, Pró-Reitora de Pós-Graduação; Roberta Rios, vice diretora da Associação Brasileira de Enfermagem seção Goiás (ABEn-GO); Divina Siqueira, diretora do Sindicado dos Enfermeiros (Sieg); e Simone Lemos, vice coordenadora do Fórum de Conselhos Regionais da Área da Saúde (Fcras).

Em seu discurso, Valquírio Almeida destacou a importância de eleger democraticamente representantes do Conselhos Regionais de Enfermagem. “Estamos vivenciando um momento democrático e transparente dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e isso nos enche de orgulho”, afirmou.

A presidente Ivete Barreto abordou os desafios que serão enfrentados pela enfermagem e pelos brasileiros de forma geral nos próximos anos, tendo em vista a precarização da saúde, dos recursos humanos do SUS e reforma trabalhista. Mas, concluiu dizendo que mesmo diante de um cenário de preocupação “continuar defendendo o SUS será sempre a nossa bandeira!”. Além disso, o grupo empossado irá se pautar nas propostas da campanha para responder à confiança depositada pelos 67% de votos obtidos durante a eleição de outubro de 2017.

Empossados – Além da diretoria, foram empossados como conselheiros efetivos: Ângela Cristina Bueno Vieira, Luciana Aparecida Soares Moreira, Flúvia Pereira Amorim da Silva, Ronilda de Souza Cavalcante e Silva, Julivan Rosa Prata e João Batista Lindolfo. Como conselheiros suplentes estão: Danielly Silvestre Bitencourt e Castro, José Antônio Oliveira Alves, Lair Ferreira de Oliveira Filho, Marilia Cordeiro de Sousa, Viviane Ribeiro, Herley Silvestre de Morais, Iramar Alves dos Santos, Marines de Sousa Ribeiro e Nilza Maria Pires de Morais.

Discurso de posse da presidente Ivete Santos Barreto

Embora já tenha ocupado cargos em diferentes entidades da enfermagem e tenha participado de muitos momentos de luta pela enfermagem e para enfermagem, confesso que é com grande emoção que agora estou proferindo essas palavras!

Depois de passada a etapa da eleição e ver que seu grupo venceu o pleito, vem a séria responsabilidade de assumir os compromissos feitos durante a campanha, perante mais de 50 mil profissionais. Afinal, foram projetos pensados e desenhados com a participação coletiva e que a partir desse momento devem ser postos em prática.

Mas, entre o sonho quando se projeta e a realização no campo material existem desafios, barreiras e dias seguidos de dias para que se alcance o resultado final. E é, justamente, nesse meio de caminho que precisaremos ser ainda mais unidos do que durante a eleição.

Precisaremos ser unidos como grupo de conselheiros conselheiras e unidos com os profissionais da enfermagem goiana que estão aqui representados pela plateia. Pois é com união e muita garra durante o percurso que nos fortaleceremos, para termos vitória em cumprir nossas metas! Por isso o nosso lema é “Unir para fortalecer”!

Dirigir esta Autarquia é um desafio que nos colocamos de espírito aberto para encarar. Asseguro aos presentes que o Plenário que ora assume tem o firme propósito de dar continuidade às ações e processos já em andamento e, além disso, pretendemos ampliar ações de visibilidade da enfermagem, alcançar os profissionais que estão na capital e também no interior.

Estamos focados em reforçar a importância do papel do Conselho Regional de Enfermagem e das demais entidades representativas da categoria.

ABEn, Sieg, Sienf, Sindsaúde, Sintifesgo e demais entidades da enfermagem e da saúde e o Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde – FCRAS, reforço aqui o convite feito no dia 30 de janeiro de 2015, quando assumi a gestão anterior: convido as organizações representativas para caminharmos juntos e fortalecermos a enfermagem, os profissionais da saúde e defendermos o direito de todos/as à saúde com qualidade!

Estamos cientes da hierarquia do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, mas acreditamos que seremos capazes de fazer ecoar a força do Regional no âmbito de nosso Estado e também nos juntar aos demais estados para compor, junto com o Cofen, a força da enfermagem brasileira.

Na quadra político-econômica e social que passamos, onde valores éticos são colocados à prova e o desrespeito a democracia e ao espírito republicano são evidentes, nos dispomos como equipe a continuar cuidando do patrimônio público da enfermagem com espírito empreendedor, dedicação, compromisso, transparência e atenção aos princípios da administração pública.

Os desafios que enfrentamos nesta gestão ultrapassarão o âmbito da enfermagem e da saúde. São desafios que vão se confrontar com a realidade da reforma trabalhista, do contingenciamento absurdo de recursos para saúde pública e a sombra nefasta da reforma da previdência. Tudo isto terá impacto no SUS e, consequentemente, nos profissionais da enfermagem, haja vista que somos o maior contingente de trabalhadores do Sistema Único. Continuar defendendo o SUS será sempre a nossa bandeira!!!!

Acredito que nossa próxima etapa de trabalho não será em vão! Digo isso, pois temos conquistas a serem lembradas e comemoradas da gestão realizada de 2015 a 2017.

Respaldo técnico-científico e somatório de forças são resultados alcançados pelo plenário, diretoria, Comissões, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do Coren. Para que se chegue a um parecer, nota técnica, deliberação, Decisão e ação de capacitação, foram realizadas reuniões e mais reuniões com intermináveis discussões e ponderações, pesquisas e estudos. Muito esforço intelectual e suor envolvidos. Contamos nesta caminhada com colegas, profissionais de enfermagem da academia e do serviço, a quem chamamos de colaboradores, que levam adiante de forma competente e eficáz essas atividades inerentes ao Conselho de Enfermagem.

E os resultados chegam!

Quando falamos em números alguns aspectos ficam mais claros. Por exemplo, No triênio 2015/2016/2017 o investimento técnico, científico e ético resultou em 858 encontros de colaboradores do Coren-GO. Uma média de 23 reuniões/mês e 80 colaboradores envolvidos.

Oriundos das diversas áreas foram realizados, pelos trabalhadores do Conselho, 58.927 atendimentos on-line e 34.158 atendimentos presenciais.

No mesmo período, como resultado do olhar cuidadoso para as intercorrências da categoria no exercício profissional, 130 denúncias resultaram em processos éticos, sendo que 54 passaram por julgamento e o restante resultou em arquivamento ou conciliação.

Ter esses dados expostos nos trazem diferentes tipos de retornos com relação a categoria de Enfermagem. Um deles é o fato de verem que seu Conselho está mostrando de forma clara, seguindo as exigências legais, como é gasto o dinheiro advindo das anuidades dos profissionais.

É também a confirmação de que estamos sendo exitosos nesta caminhada porque prosseguimos a construção alicerçada das gestões que nos antecederam a partir de 2008, acreditando na transformação do conselho para atender a categoria e a incolumidade pública.

Estamos contentes por ter realizado mais de 30 edições do projeto de qualificação “Compartilha +” e 17 edições do projeto de interiorização “Coren Vai Até Você”, onde oferecemos atendimentos personalizado e minicursos para profissionais de todas as macrorregiões de Goiás. A cada ano, alcançamos mais de 2 mil profissionais através dessa atividade itinerante.

Ressaltamos também os números de nossa atividade finalística, a Fiscalização. De 2015-2017, foram realizadas mais de 2.913 inspeções fiscalizatórias no Estado. Me orgulho em afirmar que nossa fiscalização é referência nacional, Nossa meta é uma fiscalização educativa e processual onde a sociedade é defendida e o profissional recebe orientações e incentivo para que ajustes sejam feitos e arestas sejam aparadas.

Outro marco da gestão é o lançamento do Protocolo de Enfermagem à Atenção Primária no Estado de Goiás, que está na 3ª edição, com novos capítulos e temas. Um consolidado que tem sido reconhecido amplamente em outros estados! Aqui ressaltamos o exitoso trabalho de coordenação da profª Dra Claci Rosso e de todos e todas que construíram tão importante instrumento norteador para as ações de enfermagem.

Participar da criação do Fórum dos Conselhos da Área de Saúde – FCRAS, onde os 13 conselhos da área de saúde fazem parte e coordenar este Fórum por um biênio é motivo de muita satisfação para esta gestão, pois em vários momentos nos unimos como verdadeira equipe multidisciplinar em defesa da saúde pública.

Com estes exemplos e muitos mais do que foi realizado nos inspiramos para arduamente trabalhar e honrar gestão 2015-2017 e os 67,5% de votos que a categoria nos dirigiu e para tanto nos comprometemos com as propostas de campanha:

  • CONTINUAR o resgate da confiança dos profissionais de enfermagem no Conselho.
  • MANTER o funcionamento das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho, especial atenção à Câmara Técnica de Educação.
  • AMPLIAR a comunicação com os profissionais de enfermagem e expandir o uso das mídias sócias.
  • MANTER e APRIMORAR o relacionamento com os inscritos e a sociedade.
  • AMPLIAR a rede do Clube de benefícios.
  • AMPLIAR a presença do Conselho nas unidades de saúde.
  • CONTINUAR participando das lutas da categoria em conjunto com as demais organizações da Enfermagem.
  • DIVULGAR campanhas que visem o reconhecimento e valorização dos profissionais de enfermagem.
  • REALIZAR ações que visem a promoção da saúde da categoria de enfermagem.
  • AMPLIAR o projeto de interiorização “O Coren Vai Até Você”.
  • REALIZAR seminários para divulgação do novo Código de Ética.
  • PROMOVER ações de formação de conselheiros e colaboradores do Coren-GO.
  • CRIAR aplicativo de celular para acesso a normas e serviços.
  • PROPICIAR treinamento e capacitações para desenvolver a excelência no atendimento.
  • CRIAR agenda online para evitar longo tempo de espera.
  • INSTITUIR o “Coren Itinerante” para realizar atendimento descentralizado.
  • REFORÇAR o projeto de fiscalização planejada e estratégica.
  • GARANTIR e persistir no modelo de fiscalização educativa.
  • APOIAR a formação de novas Comissões de Ética Institucionais.
  • DAR andamento ao projeto de construção da nova sede do Coren-GO.

Na jornada que se encerra, registro nossa gratidão aos conselheiros e conselheiras que de forma competente e dedicada fizeram parte da gestão, aos assessores, chefes de setores e todos empregados do Coren-GO, que garantem com eficiência e zelo o funcionamento da máquina administrativa e nos dão suporte para as atividades e ações políticas. Sabemos que continuaremos a contar com o apoio e a dedicação de vocês para a jornada que temos à frente.

Mais uma vez agradecemos a presença de cada pessoa, muito nos honrou o comparecimento do Dr. Valquírio, conselheiro Federal, representando o Cofen e a presença dos Conselhos irmãos, a presença dos familiares e amigos e, particularmente, a presença de cada profissional de enfermagem vocês são nossa inspiração e nosso estímulo. Perseguiremos a defesa da incolumidade pública, o fortalecimento SUS, o exercício ético e legal para profissão de enfermagem e continuaremos preparando o Conselho para as novas gerações de profissionais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...