Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Gestão 2015-2017 do Coren-GO é empossada


03.02.2015

Os conselheiros que tomaram posse priorizam ações e projetos que ampliam a visibilidade da enfermagem. Para alcançar tais metas, a presidente Ivete Santos Barreto afirmou que a união com profissionais e entidades de classe é fundamental

Dar continuidade aos processos de reorganização e desenvolver novas ações e projetos que visem ampliar as conquistas da enfermagem são os principais objetivos destacados durante a solenidade de posse da gestão 2015-2017 do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, no dia 30 de janeiro. A enfermeira Ivete Santos Barreto fica a frente da diretoria nos próximos três anos, juntamente com a enfermeira Ângela Cristina Bueno e a técnica de enfermagem Marli Aparecida de Ávila.
Mesa Diretiva PosseParticiparam da mesa diretiva de posse: Dra. Delaíde Miranda, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, representando o presidente do Tribunal Superior do Trabalho; a deputada Federal Alice Mazzuco Portugal; Sebastião Junior Henrique Duarte, representando o Conselho Federal de Enfermagem; Manoel Rodrigues Chaves, vice-reitor da Universidade Federal de Goiás; Patrícia Antunes, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem seção Goiás (ABEn); Luzinéia Vieira, representando o Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg); Flaviana Alves Barbosa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO); além das enfermeiras Maria Salete Silva Pontieri Nascimento e Ivete Santos Barreto, presidentes nos mandatos de 2012-2014 e de 2015-2017, respectivamente. Também estiveram presentes na solenidade representantes dos Corens de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.

Maria Salete Pontieri deu abertura aos trabalhos de posse com a leitura do Termo de Posse. Em sua fala, ela reportou acontecimentos que marcaram os seis anos em que assumiu a presidência do Coren-GO. A magnitude do cuidar e da diferença que as ações de enfermagem fazem na vida das pessoas e na saúde do Brasil “instigou o conselheiros a não desistirem” em nenhum momento de desenvolver seus trabalhos na Autarquia com ética e senso de justiça e solidariedade. Em seguida, Maria Salete entregou à Ivete Santos Barreto a lâmpada – símbolo da enfermagem.
Já em seu discurso, a presidente Ivete assegurou que as bandeiras levantadas durante o período de campanha serão colocadas em prática. Os conselheiros recém-empossados, além de dar continuidade aos avanços empreendidos até o momento, irão desenvolver ações e projetos que ampliem as conquistas da enfermagem. “Este Plenário que toma posse se pautará na construção de um trabalho verdadeiramente em equipe, ético, responsável e solidário”, disse.
A deputada Federal Alice Mazzuco Portugal falou sobre a importância da enfermagem na vida dos brasileiros e também enfatizou a necessidade de dar atenção ao cenário que a profissão está inserida para que as lutas possam ganhar força dentro da enfermagem e da sociedade em geral. “Não podemos ficar alheios às mudanças que ocorrem a nossa volta. Precisamos estar atentos e lutarmos pelo melhor para enfermagem”.
O conselheiro Sebastião Junior Henrique Duarte, representante do Cofen neste ato, abordou o trabalho do Coren-GO e seu posto de referência para os demais Corens. “Para conquistar o respeito dos demais Conselhos, sabemos que muito esforço e dedicação foram necessários. Desejo que a nova gestão também encontre êxito em seu dia a dia”, afirmou. Todos os conselheiros empossados foram diplomados por Sebastião Junior Henrique Duarte.
Conselheiros – Foram empossados como conselheiros efetivos Ângela Cristina Bueno Vieira, Ivete Santos Barreto, Laura Maria Isabela T. de Barros, Michelle da Costa Mata, Milca Severino Pereira, Marli Aparecida de Ávila, Fernando Correa, Julivan Rosa Prata e Rosilene Alves Brandão e Silva. Os conselheiros suplentes são Cristiane José Borges, Glenda Batista de Almeida Andrade, Luciana Aparecida Soares Moreira, Silvio José de Queiróz, Viviane Ribeiro, Iramar Alves dos Santos, Marines de Sousa Ribeiro, Nilza Maria Pires de Morais e Ronilda de Souza Cavalcante e Silva.Conselheiros Posse

Discurso de Maria Salete Silva Pontieri Nascimento

Permita-me não fazer desta oportunidade um momento de prestação de contas. Gostaria de aqui apenas suscitar algumas ligeiras reflexões e agradecimentos.
No final de mais está jornada, dos seis últimos anos, compreendo que o mundo contemporâneo precisa cada vez mais de solidariedade, partilha, honestidade, ética e compaixão. É necessário reconhecer que já uma forte sedução ao individualismo e a corrupção influenciando pessoas, famílias, grupos e instituições a se tornarem egoístas e cegos de coração. Há uma explosão de violência e parece crescer uma indiferença à dor e ao sofrimento.
Em meio a tanto, por muitas e muitas vezes, me perguntei se as escolhas que fiz na enfermagem eram as corretas, o que sempre me motivava e também há muitos de meus colegas a buscar e lutar por um conselho profissional que verdadeiramente fosse ético? Talvez pelo entendimento de que sua principal função é defender a sociedade, hoje tão sofrida e adoecida, assim como nossa categoria profissional. Não foram poucos os momentos sofridos de crítica, fazendo nos sentir em algumas ocasiões até mesmo frágeis e “bobos”.
No entanto, quando voltávamos o olhar par a magnitude do cuidar e da diferença que as ações da enfermagem faziam na vida das pessoas e na saúde de nosso País, nos instigava a não desistir. Perceber em volta tantos companheiros e colegas de profissão, dando em sua vida grandes exemplos de competência técnica, ética e científica, com senso de justiça e solidariedade, fortaleceram com certeza nossas convicções e respaldaram os projetos e trabalhos desenvolvidos nesses últimos anos.
Temos muito a agradecer! E agradeço a Deus, que apesar de nossas limitações, nos permitiu atuar em prol do “bem comum” e cumprir o mandato, com responsabilidade, ética e dignidade. Agradeço aos nossos familiares por estarem sempre juntos conosco nos acompanhando nos ideais de nossa profissão; a todos os profissionais de enfermagem pelo apoio dado em nossa gestão, principalmente àqueles que também foram colaboradores nas comissões de instrução ética, câmaras técnicas; aos funcionários do Coren e principalmente aqueles que compreenderam e fielmente abraçaram nossa causar e por fim, a vocês deste plenário que agora assume, por terem aceitado o desafio. Quero dizer que ficamos felizes por nossa categoria ter lhes acolhido e que podem contar sempre com nosso carinho e apoio!
Para finalizar me reporto a José Saramago, nos trechos de seu discurso proferindo quando recebeu o prêmio Nobel de Literatura, em 1998. O aprendiz pensou: “Estamos cegos”, e sentou-se a escrever o Ensaio sobre a Cegueira para recordar a quem o viesse a ler que usamos perversamente a razão quando humilhamos a vida, que a dignidade do ser humano é todos os dias insultada pelos poderosos do nosso mundo, que a mentira universal tomou o lugar das verdades plurais, que o homem deixou de respeitar-se a si mesmo quando perdeu o respeito que divida ao semelhante.
No entanto, apesar de nossas cegueiras, acreditamos na transformação do coração humano, no fortalecimento da ética e na prevalência da justiça, da paz, da solidariedade e da vida.
Assim termino, “Perdoai-me se vos pareceu pouco isto que para mim é tudo” (SARAMAGO, 1998).

Discurso Ivete Santos Barreto

Inicio minhas considerações agradecendo aos profissionais de enfermagem que, com expressiva votação, oportunizaram a então chapa UNIR PARA AVANÇAR, honrosamente, representá-los no Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás no próximo triênio. Agradeço também a diretoria que encerra seu mandato, na pessoa da Presidente, a enfermeira, professora Maria Salete Pontieri Nascimento, pelo apoio e por ter, juntamente com demais conselheiros, colocando o Coren-GO em evidência nacionalmente enquanto entidade respeitada, competente e exemplo de atenção aos princípios que regem a administração pública e as premissas instituídas pela Lei 5.905/1973, que criou o sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem.
Reconhecemos que dirigir esta Autarquia é um grande desafio, que nos colocamos de espírito aberto para encarar. Asseguro-lhes que o Plenário que ora assume, tem o firme propósito de dar continuidade aos processos de reorganização e avanços empreendidos até o momento e de desenvolver ações e projetos que ampliem as conquistas da enfermagem, dando-lhe visibilidade e reforçando a importância e o poder organizativo das entidades representativas da categoria e da saúde. ABEn, Sieg, Sienf, Sindsaúde, Sintifesgo e demais entidades da enfermagem e da saúde e conselhos profissionais, convidamos para caminhada, UNIDOS, PARA AVANÇAR MAIS!
Compreendemos e respeitamos a hierarquia do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, mas saberemos, na medida certa, preservar a autonomia administrativa e política do Coren-GO, para mais uma jornada que reafirme a democracia, os princípios basilares da administração pública e os valores republicanos da constituição brasileira.
Esse Plenário que toma posse se pautará na construção de um trabalho verdadeiramente em equipe, ético, responsável e solidário. Tenho a convicção que dirigir o Coren-GO, neste momento histórico, requer um espírito empreendedor, de dedicação e compromisso para com a profissão e os profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e com o olhar voltado para as necessidades de saúde dos usuários de nossos serviços.
A enfermagem tem a nobre missão de cuidar das pessoas, na individualidade, da família e da coletividade. A carência de profissionais de enfermagem nos serviços é evidente e tem sido combatido tecnicamente, politicamente e juridicamente pelo Coren-GO, tendo como respaldo a lei do exercício profissional da enfermagem e as normas que amparam o dimensionamento de pessoal nas instituições de saúde.
Sabemos da gravidade desta situação tanto para o trabalhador(a) quanto para a segurança do paciente. Pode parecer jargão, dizer o que somos nós que passamos 24 horas cuidando de quem está recuperando a saúde, salvando, mantendo e trazendo vidas ao mundo. Mas é, na verdade, absoluta evidência do cotidiano, assim como é absoluta verdade que o cuidado de enfermagem competente e dedicado faz toda a diferença.
No entanto, este fazer ainda não é valorizado e reconhecido como deveria ser: os nossos salários são baixos, a jornada de trabalho extenuante, o descumprimento das normas técnicas de proteção, constante, enfim ainda temos que ir muito além nas nossas lutas e conquistas. Por isso, insistimos na parceria com as entidades sindicais para que possamos avançar nesta caminhada. E, enquanto isto, nós, Conselho, continuaremos cuidando da profissão, exigindo respeito e dignidade para o exercício profissional. Sempre buscando o exercício ético e responsável da parte dos profissionais.
Na multiplicidade de olhares que cabe a uma gestão pública, estaremos atentos e envolvidos nas lutas que interessam à população brasileira, particularmente nas lutas em defesa das políticas públicas de assistência e saúde. A nossa defesa do Sistema Único de Saúde será intransigente, faremos fileira junto aos que defendem o fortalecimento e ampliação da assistência à saúde digna para todos os cidadãos. Estaremos participando de forma colaborativa e engajada das instâncias de controle social, que estimulam este exercício da cidadania. Assim queremos “parcerizar” com as secretarias de saúde do Estado e municípios, com os Ministérios Públicos, com a Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais, na defesa da saúde em Goiás.
Será atentamente observado também o vertiginoso crescimento quantitativo de profissionais de enfermagem, para nos juntarmos aos órgãos formadores: sejam universidades, faculdades e escolas de educação profissional, na busca de qualificação que fortaleça a nossa prática profissional e nos assegure empregabilidade.
Neste sentido, a Gestão 2015-2017 – UNIR PARA AVANÇAR perseguirá o cumprimento dos compromissos apresentados na nossa carta programa, os quais aqui reafirmamos:

  • Aprimorar a comunicação entre o Coren e os profissionais de enfermagem;
  • Defender o aprimoramento do processo de formação profissional estreitando as relações com as instituições formadoras e de saúde;
  • Consolidar o modelo de gestão, embasado na solidariedade, participação, transparência, ética e respeito à natureza pública do sistema;
  • Manter a representação do Conselho nas instâncias de controle social da saúde;
  • Participar de fóruns sociais, relativos à saúde e educação e relacionados à enfermagem;
  • Manter a contínua sintonia com as necessidades e interesses dos usuários dos serviços de saúde, participando da construção e defesa das políticas públicas;
  • Garantir o modelo de fiscalização que tem como base uma concepção de processo educativo, de estímulo a valores éticos e de valorização do processo de trabalho em enfermagem;
  • Atuar, com as demais organizações da Enfermagem, para a aprovação do PL das 30 horas semanais e demais Projetos de Lei de interesse da categoria;
  • Buscar a integração com os demais conselhos da área de saúde fomentando a criação do Fórum Estadual dos Conselhos da área de saúde, para a defesa da assistência à saúde livre de risco, imperícia, imprudência e negligência aos usuários;
  • Continuar fomentando a formação das comissões de ética nas instituições de saúde;
  • Fortalecer a interiorização das ações do conselho;
  •  Ampliar as ações de publicidade e marketing visando o reconhecimento e valorização profissional da enfermagem;
  • Apoiar e promover ações que promovam o desenvolvimento profissional e a produção de conhecimento científico da enfermagem;
  • Estimular a formulação de um projeto político – profissional para a enfermagem;
  • Fortalecer o fórum de entidades de enfermagem objetivando ações conjuntas em defesa da profissão e dos profissionais.

Inovaremos com a formação do comitê de acompanhamento político da gestão, onde lideranças da enfermagem goiana participarão trazendo críticas e sugestões para o nosso trabalho. Estaremos sempre abertos ao diálogo buscando cada vez mais ampliar a participação dos profissionais nos grupos de trabalho, comissões e câmaras técnicas do Conselho.
Oportunamente volto a agradecer os inúmeros apoios que tivemos e que precisaremos ter, para darmos conta da jornada que nos aguarda:
Aos meus familiares e de todos os conselheiros pelo incentivo e compreensão dessa nossa missão;
Ao Honório, meu companheiro de todas as horas, pela disponibilidade e ensinamentos políticos;
Às minhas filhas Yasmin e Lara, pelo carinho e força espiritual;
Aos meus amigos e amigas, colegas da FEN/UFG e da Universo, incentivadores constantes, muito grata pela confiança;
Aos Presidentes e Conselheiros dos Conselhos Regionais, Conselheiros Federais, minhas amigas de muitas lutas que vieram nos prestigiar com suas presenças e demais autoridades que hoje comemoram conosco o início do nosso trabalho, o mais profundo reconhecimento e agradecimento;
Aos colaboradores das comissões de trabalho do conselho, assessores e funcionários do Coren-GO, agradecemos a acolhida e dedicação para o êxito institucional;
A todos vocês que vieram abrilhantar este momento solene meu muito obrigado e um forte e sincero abraço.
Convicta dos ideais que norteiam a minha trajetória de vida e militância política, reafirmo a minha crença e meu empenho na luta por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária!

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...