Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Encontro de Responsáveis Técnicos do Coren-GO fortalece elo com profissionais da categoria

Primeira edição reuniu profissionais da capital e região metropolitana, para discutir as principais tendências e desafios da liderança e inovação na Enfermagem. Em 2025, o encontro vai abranger os demais municípios que não participaram desta edição, de forma descentralizada

07.12.2024

“Vocês não apenas supervisionam, mas inspiram, motivam e orientam, transformando desafios diários em oportunidades de melhoria contínua”, destacou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Thaís Luane, na abertura do Encontro de Responsáveis Técnicos (RT), que aconteceu em Goiânia nesta sexta-feira (6). A primeira edição reuniu profissionais da capital e região metropolitana, para discutir as principais tendências e desafios da liderança e inovação na Enfermagem.

O evento foi idealizado para fortalecer a atuação dos RTs e contribuir para a troca de experiências entre os participantes, abordando o tema “Liderança e inovação na gestão de Enfermagem: construindo o futuro da profissão”. Treze municípios estavam presentes: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Aragoiânia, Bonfinópolis, Goianápolis, Goianira, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Trindade, Anápolis e Inhumas. “É importante debatermos lideranças para traçarmos, juntos, todo o potencial que a nossa categoria pode alcançar. Precisamos de valorização, de justiça e de união”, continua Thaís.

O momento proporcionou a discussão sobre a legislação da Enfermagem, com autoridades de todo o país prestigiando o evento goiano. Estavam presentes secretários de saúde dos municípios, presidentes de conselhos regionais e representantes políticos da categoria para abordar perspectivas e estratégias para a atuação profissional.

O presidente do Coren-PE e deputado estadual, Gilmar Junior, ministrou a palestra magna sobre o tema do encontro, apresentando as últimas atualizações que estão transformando a prática da Enfermagem. “A nossa profissão precisa ser mais mobilizada politicamente. Precisamos de representantes da nossa categoria nas esferas públicas, para que, finalmente, possamos ver as mudanças que tanto queremos dentro do nosso país”, afirma Gilmar. Além de propostas sobre gestão, o deputado ainda evidenciou projetos que representam a categoria e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº19/2024, que propõe associar o piso salarial à uma jornada de trabalho de 30h.

Em seguida, aconteceu um Talk Show sobre a Resolução 727, com a participação das fiscais do Coren-GO Cleusa de Sousa, Karla Rodrigues, Angélica Oliveira, Christiane Moreira e a chefe do setor de responsabilidade técnica da autarquia, Katiane de Oliveira, para debater os principais pontos da normatização para a prática profissional. “A resolução dispõe sobre toda a nossa atuação dentro das unidades de saúde. Devemos levar ela ‘debaixo do braço’, como nosso manual, para sabermos exatamente tudo que podemos fazer”, explica Katiane.

A chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional do Cofen (DFEP), Marisa Miranda, também compartilhou com os profissionais a importância do planejamento na gestão da Enfermagem. “Não é possível tabelar uma quantidade única de pacientes para profissionais e dizer que é regra no Brasil todo. Cada região, cada munícipio vive uma realidade particular e o ideal é avaliar cada caso e entender o que melhor cabe em cada uma delas, garantindo ao profissional capacidade de trabalhar em um ambiente adequado”, pontua a chefe do DFEP. A palestra também abordou temas como dimensionamento de profissionais, realização de escalas e gestão qualificada nas instituições de saúde.

Já o conselheiro Vinicius Santos, do Coren-SP, também esteve presente encerrando o evento ao trazer aos participantes uma palestra sobre “Processo de Enfermagem”, exemplificando que é necessário estar atento aos mínimos detalhes durantes os atendimentos. “Tudo que passa pela equipe é processo de Enfermagem e deve ser registrado, seja no sistema online ou no prontuário tradicional. Absolutamente tudo é processo, se não foi registrado não foi feito. Se o profissional deixar de anotar/registrar pode cair em um processo admirativo. É uma segurança para os dois lados” reforça o conselheiro. 

Em 2025, o Encontro de Responsáveis Técnicos vai abranger os demais municípios que não participaram desta edição, de forma descentralizada. A próxima edição acontecerá no município de Caldas Novas, ainda no primeiro semestre do ano. “Levaremos a mesma programação para todo o estado, para fortalecer nosso elo com os profissionais e aprimorar a qualidade da nossa assistência”, conclui Thaís.

Responsabilidade Técnica – Segundo a Resolução Cofen nº 509/2016, o (a) Enfermeiro(a) Responsável Técnico é o profissional Enfermeiro em que as atribuições competem o planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Enfermagem da empresa ou instituição de saúde onde as atividades serão executadas. Com isso a função acaba ocupando o topo da hierarquia de Enfermagem, todas as atividades realizadas são com base em planejamentos que foram fundamentados em rotinas, leis e nas regulamentações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Com isso, a atuação de de Responsáveis Técnicos torna-se imprescindível para o bom funcionamento das unidades de saúde e na oferta do atendimento de qualidade a todos os cidadãos.

PEC 19/2024 – O tópico abordado na palestra propõe a alteração do § 12 do art. 198 da Constituição Federal para garantir que o Piso Salarial da Enfermagem seja aplicado à jornada máxima de 30 horas semanais. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi escolhido como relator da medida, que foi autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A proposta já recebeu mais de 37 mil manifestações favoráveis de eleitores no site do Senado. Vote na consulta pública e faça parte dessa ação.

 

Fonte: Ascom/ Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...