Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Elegibilidade de cuidados paliativos precisa ser desmistificada na Enfermagem

Coren-GO esteve no município de Inhumas para abordar a temática com os profissionais

09.08.2025

Palestra, promovida pelo Coren-GO, destacou protagonismo da Enfermagem no cuidado humanizado

“Se nós falássemos da morte como um processo natural, diminuiríamos a resistência na discussão sobre cuidados paliativos e priorizaríamos ainda mais a humanização no processo do cuidado”, afirma a conselheira regional de Goiás, Kênia Barbosa. A fala inicia a capacitação sobre a elegibilidade de cuidados paliativos na Atenção Básica à Saúde, na cidade de Inhumas-GO.

Na palestra, foi destacado o papel fundamental dos profissionais da saúde na desmistificação do tema, tanto para os pacientes e suas famílias, quanto para os colegas de trabalho, na equipe multidisciplinar. “Nós não queremos apressar e nem adiar a morte, mas, sim, afirmar a vida e buscar proporcionar a melhor qualidade dela possível”, completa Kênia.

O momento ainda contou com a discussão sobre o papel estratégico da Enfermagem na classificação de risco e, ainda, no acolhimento humanizado. A abordagem paliativa é um tratamento às doenças que ameaçam a continuidade da vida através do alívio ao sofrimento físico, psicossocial e espiritual.

A elegibilidade precoce também favorece o atendimento às necessidades de cada paciente. O ideal é que seja feita após o diagnóstico, respeitando os princípios éticos: autonomia (respeito às decisões), beneficência (intervenções realmente positivas), não-maleficência (não adesão à tratamentos desproporcionais) e justiça (distribuição equitativa e garantia de acesso).

Com auditório lotado, profissionais puderam aprimorar atividades e trocar experiências

Além das normativas teóricas, os participantes ainda puderam discutir estudos de casos sobre a temática. “Pudemos ver na prática, desde o diagnóstico, como é feita a classificação, acompanhamento e cuidados com a abordagem paliativa”, complementa a conselheira.

“Nós estamos iniciando o trabalho na área e essa capacitação vai trazer muitos benefícios para os nossos pacientes no município de Inhumas, na promoção de conforto e humanização”, reflete a enfermeira Luciele Pereira.

Fonte: Ascom/ Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...