Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-GO participa das atividades da Conferência Municipal de Saúde em Goiânia


29.06.2015

A 9ª Conferência Municipal de Saúde em Goiânia mobilizou cerca de 2 mil pessoas, de 25 a 27 de junho. Participaram dos três dias de atividades delegados eleitos nas etapas locais, distritais e temáticas, além de usuários do SUS. Todos unidos em prol da defesa de propostas que visam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do controle social ao dar voz a voluntários que propõem interferências visando à universalidade do acesso aos serviços.
O Coren-GO registrou seu apoio através da participação de seus representantes eleitos em etapas anteriores, entre eles estavam sete conselheiros do Coren-GO – Ângela Cristina Bueno Vieira, Marli Aparecida de Ávila, Rosilene Alves Brandão e Silva, Julivan Rosa Prata, Glenda Batista de Almeida Andrade, Laura Maria Isabela Tiago de Barros e Ronilda de Souza Cavalcante e Silva; e ainda Olívia Vieira e Marli Moreira .
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a Conferência teve em sua abertura discursos enaltecendo o valor do Sistema Único de Saúde e o controle social. O secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, ressaltou que o SUS vem sendo construído pelo esforço de todos, trabalhadores, população, gestores. Fernando enfatizou a importância e a necessidade das conferências de saúde como um espaço de reflexão e de luta pela saúde pública. “A conferência é um momento de avaliar e propor soluções para as políticas de saúde”, afirmou o secretário.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edivaldo Bernardo, destacou temáticas discutidas nas etapas da pré-conferência, como economia solidária e atendimento de saúde a pessoas em situação de rua. Edivaldo reforçou a necessidade da luta pelo SUS e da participação social, ressaltando os desafios a serem superados na saúde pública. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, destacou a importância das conferências de saúde afirmando que “contribuem para ampliar a participação e o controle social no SUS”.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, responsável pela conferência magna do evento, disse que há 27 anos atua em movimentos sociais. Na palestra de abertura, conclamou a todas pessoas que participarão das plenárias da conferência, para não encararem o encontro como uma festa ou data especial no calendário. “Temos que resgatar o sentido de fazer conferência, pois o SUS vive crise de legitimidade. Não dá para desperdiçar esse espaço. Precisamos de uma agenda que nos unifique. Temos que pensar o Brasil a média e longo prazos e não pensar em saúde para apenas mais quatro anos.”
As reivindicações vão para as etapas estadual e nacional da conferência. A Conferência Estadual também terá delegados representando o Coren-GO. São eles: Ivete Santos Barreto, Ângela Cristina Bueno Vieira, Marli Aparecida de Ávila, Rosilene Alves Brandão e Silva, Julivan Rosa Prata, Laura Maria Isabela Tiago de Barros e Ronilda de Souza Cavalcante e Silva e Olívia Vieira.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

5ª Avenida, N 11, Setor Leste Universitário, CEP: 74605-040 - Goiânia-GO

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...