Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Audiência pública promovida pelo Coren-GO evidencia urgência de combater a violência contra profissionais de enfermagem

Evento contou com presença de representante do Cofen, além de presidentes de outros Coren

08.09.2025

Audiência pública promovida pelo Coren-GO evidencia urgência de combater a violência contra profissionais de enfermagem

O Coren-GO promoveu, em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia, no dia 3 de setembro, uma audiência pública que lançou luz sobre o grave problema da violência contra os profissionais de enfermagem. Com estatísticas alarmantes, o evento destacou a necessidade de ações concretas para proteger quem cuida da população.

O debate foi pautado em números que revelam que mais de 80% dos profissionais da enfermagem já foram vítimas de algum tipo de violência. Um total de 90% delas de natureza verbal, 79% psicológica e 21% física. Números que expõem não só o risco à integridade desses trabalhadores, mas também a fragilidade do sistema de saúde.

Durante a audiência, foram apresentadas propostas para enfrentar o problema. Entre elas, a criação de comitês dedicados à prevenção de assédio, discriminação e violência, acompanhados de canais para denúncias. A capacitação de profissionais, voltada à identificação e acolhimento de vítima, promovendo práticas mais sensíveis e humanas nos locais de trabalho, também foi outra proposta. Além do encaminhamento de denúncias ao Ministério Público, com enfoque na responsabilização dos agressores.

A presidente do Coren-GO, Thaís Luane, ressaltou que não podemos naturalizar a violência. “Precisamos de políticas públicas que garantam ambientes seguros e respeitosos para quem cuida da população”, destacou a presidente.

O debate também contou com as participações da vereadora Kátia Maria, propositora da audiência, da auditora fiscal do trabalho Jacqueline Carrijo e da professora e pós-doutora Ângela Gilda. Além dos enfermeiros Aliomar Ribeiro e Fabiana Ribeiro, ambos agredidos enquanto trabalhavam.

Também estiveram presentes o assessor institucional do Cofen, Gilney Guerra e os presidentes do Coren-DF e Coren-MS, respectivamente, Elissandro Noronha e Leandro Dias.

Agora, o desafio é transformar as proposições apresentadas em ações efetivas, seja por meio de regulamentações, fiscalização das instituições de saúde, formação profissional ou fortalecimento jurídico. O Coren-GO reafirma sua vocação de liderança na luta por ambientes mais seguros, dignos e valorosos para os profissionais da enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...