Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Agosto Dourado: Uma jornada de amor e saúde pelo aleitamento materno.

Enfermagem é aliada fundamental no processo de amamentação

01.08.2024

Agosto dourado é o mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A campanha nacional busca incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e o aleitamento complementar até os dois anos de idade ou mais. A cor dourada simboliza a qualidade do leite materno, considerado o padrão ouro para a nutrição infantil.

Entre os dias 1 a 8 de agosto é realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano traz como tema “Reduzindo a desigualdade: Apoio à amamentação para todos”. A campanha busca destacar a importância do aleitamento mesmo quando as situações forem inoportunas, como por exemplo, crises climáticas como as presenciadas no sul do Brasil.

O leite materno é um alimento completo e personalizado, oferecendo inúmeros benefícios para a saúde do bebê e da mãe. Ele contém anticorpos que protegem contra infecções, alergias e doenças crônicas, além de fortalecer o sistema imunológico da criança. A amamentação também promove o desenvolvimento cognitivo e o vínculo emocional entre mãe e bebê.

A Enfermagem desempenha um papel fundamental no sucesso da amamentação. Profissionais realizam a instrução sobre a pega correta, a posição adequada para amamentar e ajudam a resolver problemas comuns, como o ingurgitamento mamário. Para as mães que enfrentam dificuldades, também oferecem apoio emocional e psicológico, criando um ambiente acolhedor e incentivando a persistência.

“A nossa categoria representa humanização. É nosso papel fornecer um espaço acolhedor para mães e bebês, orientando, incentivando e colaborando para uma amamentação natural e segura”, afirma a presidente do Coren-GO, Thaís Luane.

Hora do Colinho – Ainda sobre os suporte ofertados pelos profissionais da Enfermagem, vale destacar também a iniciativa “Hora do Colinho”. O projeto nasceu da busca em proporcionar uma sensação de bem-estar para o bebê cuja mãe estava internada e morreu no contexto da pandemia da covid-19. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reconheceu a legalidade e adequação do Protocolo Operacional Padrão (POP), e com o parecer destaca a importância do acolhimento e do colo para o desenvolvimento do recém-nascido.

“Amamentação é quando o amor transborda em forma de alimento.”

Fonte: Ascom Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...