Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

A pedido do Ministério Público, o Coren-GO participa de interdição do Centro Psicoterapêutico Luminar

O espaço estava atuando de forma irregular e em condições insalubres

29.08.2024

 

Nesta quarta-feira (28), o Coren-GO foi convidado pelo Ministério Público do Estado de Goiás para realização de uma interdição no Centro Psicoterapêutico Luminar, em Aparecida de Goiânia. O espaço estava atuando de forma irregular e em condições insalubres, apresentando internações involuntárias e medicamentos psicotrópicos sem receituários, além de receber várias denúncias de violação de direitos humanos.

A autarquia, amparada pelo código de ética da profissão, foi até o local também para averiguar a atuação e presença de profissionais de Enfermagem na clínica. Estiveram na fiscalização, representando o Coren-GO, a enfermeira fiscal Giovanna Barros e a conselheira regional Tatiély Alves. O conselho encaminhará um relatório para Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia para a tomada de providências necessárias.

Durante o fechamento do estabelecimento de saúde, os pacientes já foram diretamente encaminhados para outras clinicas ou para suas famílias, dependendo do caso, após terem assinado as devidas autorizações. Por motivo de segurança, a ação foi integralmente acompanhada pela Guarda Civil Municipal – GCM.

“O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás estará atuante para agir de acordo com a legislação que rege a Enfermagem, o nosso dever é garantir o exercício legal da nossa profissão, em qualquer estabelecimento que necessite destes profissionais. A fiscalização é a garantia e passo importante para o fortalecimento da categoria e combate à irregularidades”, afirma a Enfermeira fiscal, Giovanna Barros.

Luta antimanicomial – O Coren-GO ressalta a importância da categoria na mobilização pela reforma psiquiátrica, para que os pacientes sejam amparados por assistência adequada e digna. “Somos a linha de frente também no combate ao preconceito e no incentivo a tratamentos mais humanizados”, explica a presidente do Coren-GO, Thaís Luane.

Fonte: Ascom Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...