Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Profissionais goianos participam do Seminário Comemorativo da
Semana da Enfermagem


17.05.2016

Seminario Site (2)Seminário reuniu profissionais e estudantes com o objetivo de refletir sobre o papel da enfermagem e o compromisso ético-técnico-científico para o exercício da profissão

Para celebrar o mês da enfermagem, o Coren-GO, em parceria com Cofen, realizou o Seminário Comemorativo da Semana da Enfermagem, em 12 de maio, no auditório do Colégio Agostiniano “Nossa Senhora de Fátima”. Foram programadas palestra e mesa-redonda, além de lançamento de livro e compartilhamento de experiências. Mais de 400 profissionais e estudantes de enfermagem estiveram presentes. Participaram da mesa de abertura Ivete Santos Barreto, Patrícia Antunes de Moraes, Dionne Hallyson Silva de Siqueira, presidentes do Coren-GO, Associação Brasileira de Enfermagem seção Goiás (ABEn) e Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg), respectivamente; Milca Severino pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-GO; e Vírginia Visconde Brasil, diretora da FEN/UFG.
Durante a abertura, Ivete Santos Barreto destacou a importância da realização do Seminário para os profissionais de enfermagem. “Dedicarmos um dia de atividades voltadas para discussão e reflexão de nossa profissão é uma valiosa oportunidade para reciclarmos ideias, estabelecermos novos projetos pessoais e estreitarmos laços”, disse. Além de ser instrumento de fortalecimento profissional, o Seminário também serviu para incentivar estudantes de enfermagem a refletirem seu papel na sociedade enquanto futuros profissionais. “Estamos aqui plantando sementes, pois são os estudantes que assumirão os lugares representativos daqui algum tempo”, defendeu a presidente do Coren-GO.
A comemoração dos 90 anos da ABEn foi pontuado por Patrícia Antunes. Ela relembrou que a história da enfermagem está diretamente relacionada com a da ABEn e as Semanas Brasileiras de Enfermagem. “A Associação sempre tomou ações em defesa da reflexão sobre o fazer profissional e da contínua capacitação”, frisou. O valioso papel da ABEn também foi destaque na fala de Milca Severino Pereira. “Graças a ação da ABEn, a enfermagem tem espaço em grandes instituições, como Ministérios e Conselhos de Saúde”, declarou. Para finalizar sua fala, Milca Severino contou que é associada à ABEn desde 1975 e incentivou que todos os presentes também se filiassem.
Durante a manhã, foi realizada a palestra magna “O compromisso de ser profissional de enfermagem”, com Maria Aladilce de Souza, Enfermeira, Vereadora de Salvador (BA) e Professora da UFBA. A palestrante abordou o papel da enfermagem na promoção da saúde com qualidade, seja na rede pública ou privada. “Somos um elo entre sociedade e serviços, pois temos contato direto com os pacientes e, ao mesmo tempo, reportamos aquilo que vemos nos atendimentos às esferas de decisão”, disse. Diante de tal proximidade, Maria Aladilce destacou que o compromisso de ser profissional de enfermagem ultrapassa os limites da vida pessoal, e alcança também o interesse coletivo.
Na parte da tarde, após o lançamento do livro “Saúde Coletiva e Enfermagem em Goiás”, de Celma Guimarães, foi realizada a mesa-redonda “Os desafios da enfermagem contemporânea”. Sob o eixo “na ética profissional”, Felipa Rafaela Amadigi, presidente do Coren-SC na gestão 2012-2014 e Professora da UFSC, defendeu a observância da ética para se exercer a profissão. Ela apresentou um estudo realizado no estado de Santa Catarina, com dados de 1999 e 2007, onde o maior número de denúncias que se transformaram em processo ético foi feita por familiares. “As causas mais comuns estavam ligadas à iatrogenia do cuidado. Isso é inaceitável, pois assumimos o compromisso de cuidar perante toda a sociedade no momento em que nos formamos”, esclareceu.
Adriana Pereira Barroso dos Santos Knupp, enfermeira do Hospital do Coração, deu continuidade aos trabalhos da mesa falando sob o enfoque “no exercício profissional”. Ela defendeu que é preciso que cada um esteja decidido a melhorar o serviço em que está. “Precisamos estar decididos a fazer diferente, pois da mudança se ganha a melhoria”, disse.
Em seguida, Maria Goretti David, enfermeira, presidente da ABEn na gestão 2007-2010 e assessora Executiva do Coren-PR, abordou os desafios da enfermagem enfrentados “nas organizações de enfermagem”. A palestrante destacou que cabe a todos a defesa da profissão e para fortalecer as organizações é preciso formar lideranças. “As organizações estão fragilizadas. Temos de lutar. Não é hora de parar”, conclamou.
O eixo “na equipe de enfermagem” foi abordado por Fernando Correa, técnico de enfermagem, conselheiro Coren-GO e Servidor Público da Secretaria Municipal de Goiânia. Ele evidenciou através de exemplos, que o aprendizado na profissão ocorre todo o tempo e que a integração da equipe trará bons resultados para trabalhadores e pacientes.
Durante o dia, foram sorteadas 20 inscrições para o Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem, que será realizado em Cuibá (MT), de 18 a 21 de outubro. Os ganhadores fizeram fotos e comemoram o presente. Para finalizar os trabalhos do dia, a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás fez uma animada apresentação cultural.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...