Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren participa de caminhada e reunião sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa


18.06.2015

IMG-20150618-WA0065O Movimento Plural Idades, o qual o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região Goiás integra e coordena, promoveu uma caminhada seguida de uma reunião pública, na manhã de 18 de junho, que partiu da Praça Cívica rumo à Assembleia Legislativa de Goiás. O Coren-GO participou do evento com a presença da conselheira Marli Aparecida de Ávila e também através da disponibilização de serviços de saúde como aferimento de pressão e glicose. Durante o trajeto entre a Praça Cívica e Assembleia Legislativa de Goiás, os participantes pediram a conscientização da sociedade sobre a violência que é acometida às pessoas idosas.

A conselheira do CRP-09, Maria Virgínia, ressaltou que o movimento Plural Idades é constituído de diversos órgãos e instituições e que várias ações já foram empenhadas em busca de melhorias da qualidade de vida da pessoa idosa. Para a conselheira do Coren-GO, Marli Aparecida de Ávila, a união entre os Conselhos, para propor discussões e ações, pode gerar efeitos positivos. “Precisamos ampliar a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa, em especial, quando se lida com saúde e qualidade de vida”, pontuou.

Estatísticas – A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa declararam o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, tendo sido celebrado pela primeira vez em 2006, com realização de campanhas por todo o mundo.

A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação aos Direitos Humanos. O principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não a aceitar como normal.

Segundo dados do Ministério da Saúde de 2013, das 626 notificações de violências contra idosos, atendidos em serviços de Saúde de referência, 338 foram de vítimas dos próprios filhos. O dado representa 54% das notificações de agressões a pessoas com 60 anos ou mais, dentro de casa.

Entre os tipos de agressões, a violência moral ou psicológica, aquela que fere a honra ou a intimidade, foi a mais relatada (55%), seguida da física (27%), do abandono (22%) e, por último, do dano financeiro ou patrimonial (21%).

Plural Idades – O Movimento Plural Idades surgiu em julho de 2011, por uma iniciativa do CRP-09, através, na época, da Comissão da Pessoa Idosa, junto com outras entidades governamentais e civis. O objetivo do Movimento é inserir a pessoa idosa nos vários espaços comunitários, possibilitando a convivência e a interação com os mais jovens, além de proporcionar o conhecimento e a aplicabilidade do Estatuto do Idoso. O Movimento realiza ações para melhorar a qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos, como debates e eventos de integração. Fortalecer a interação entre idosos e jovens é um dos principais objetivos do movimento Plural Idades.

Integram o Movimento Plural Idades várias entidades: ABEn, Abraz Regional Goiás, Agência Municipal do Meio Ambiente, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, Cref 14, Crefito 11, CRF, Cress, Coren Goiás, FESTIVIDA, Governo de Goiás, PUC Goiás, Renadi – GO, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo, Superintendência de Direitos Humanos do Estado de Goiás, Sistema Fieg, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Solar Colombino, UNATI – PUC.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...