Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Residência Multiprofissional em Enfermagem


11.07.2014

Modalidade de ensino e trabalho desenvolve o enfermeiro, que tem ainda a oportunidade do contato multiprofissional durante o Programa. Os principais objetivos são propiciar ao enfermeiro uma formação crítica-reflexiva capaz de desenvolver competências para atuação qualificada

SONY DSC

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da Lei nº 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) – Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 287/1998. Reconhece-se a relevância dos programas de residência multiprofissional como uma importante estratégia de formação de trabalhadores para o SUS, haja vista as sua potencialidade científica e assistencialista. Trata-se de uma modalidade de pós-graduação lato sensu caracterizada como um processo de formação a partir da inserção no trabalho tendo por base a proposta de reorganização da atenção básica e construção de um novo modelo assistencial.

O enfermeiro tem firmado seu papel como profissional na saúde de extrema importância para a transformação do modelo de atenção e das práticas de cuidado a saúde. Nesse sentido, a Residência Multiprofissional almeja preparar os profissionais para uma atuação na perspectiva da atenção integral à saúde e de práticas que contemplem ações de promoção, proteção, prevenção, atenção precoce, cura e reabilitação.

Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), o Hospital das Clínicas (HC), Hospital Araújo Jorge e Município Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) possuem projetos de Residência Multiprofissional pelo Ministério da Educação (MEC), com bolsas pagas pelo Ministério da Saúde (MS). Elas contam com duas vagas em cada programa: Urgência e Trauma, Clínica Especializada Endocrinologia e Infectologia, Oncologia, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva, Materno Infantil, Hematologia, Hemoterapia e Obstetrícia. A Residência tem uma carga horária semanal de 60 horas entre teoria e prática, totalizando em dois anos mais de 5.700 horas, sendo em caráter de dedicação exclusiva.

Os principais objetivos do Programa são propiciar ao enfermeiro uma formação crítica-reflexiva capaz de desenvolver competências para atuação qualificada, multidisciplinar e contextualizada, valorizando as dimensões técnico-científica e ético – humanística e formando profissionais altamente qualificados para desempenho na área de urgência e emergência e doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis.

Segundo Maria de Fátima do Nascimento Silva Delfino, coordenadora do Programa Multiprofissional e Área da Saúde da SES-GO, com a chegada dos residentes de Enfermagem nas unidades de saúde ocorre uma melhora acentuada na assistência e na qualidade nos processos de trabalho, além do aumento quantitativo de recursos humanos nas atividades de Enfermagem . “A residência em Enfermagem tem um papel fundamental, no que diz respeito ao atendimento com mais qualidade científica, pois é um ensino em serviço, onde se trabalha e estuda ao mesmo tempo”, afirma.

A seleção dos candidatos que constituem o Programa que está em andamento este ano foi realizada por meio de um processo seletivo público estruturado em duas etapas: a primeira etapa constou de aplicação de uma prova teórico-objetiva de caráter eliminatório; a segunda etapa, realizada apenas com os candidatos classificados na primeira, envolveu análise do currículo. A cada ano os programas ofertam um total de 31 vagas para residência em Enfermagem. (Colaborou: Maria de Fátima do Nascimento Silva Delfino)

Conheça os Programas de Residência Multiprofissional na área de Enfermagem, disponíveis no Estado:

1. Secretaria de Estado da Saúde
Três programas com 2 vagas cada: Urgência e Trauma; Clínica Especializada Endocrinologia E Infectologia.
Total: 6 vagas
2. Hospital das Clínicas/UFG
Quatro programas: Urgência e Emergência (4 vagas); Terapia Intensiva (4 vagas); Materno Infantil (2 vagas) e Hematologia e Hemoterapia (2 vagas).
Total: 12 vagas
3. Hospital Araújo Jorge
Enfermagem Oncológica
Total: 3 vagas
4. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Enfermagem Obstétrica
Total: 10 vagas

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...