Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen lançará rede nacional de lideranças na Enfermagem

Iniciativa aposta em estratégia descentralizada, construída em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, para formar multiplicadores em todos os estados.

06.03.2026

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) vai lançar, em junho, redes de lideranças. O projeto Enfermagem: Liderança em Rede amplia as ações do Nursing Now Brasil, fortalecendo o protagonismo da Enfermagem na Saúde. Coordenada pelo Cofen, a iniciativa aposta em uma estratégia descentralizada, construída em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, para formar multiplicadores em todos os estados.

No cenário internacional, organismos como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) têm defendido o investimento na formação e na ampliação das competências da Enfermagem, incluindo as práticas avançadas, como estratégia essencial para alcançar a cobertura universal e acesso à saúde. A iniciativa brasileira busca consolidar uma política permanente de desenvolvimento de lideranças, alinhada aos desafios do sistema de saúde e às transformações da profissão.

“O projeto Lideranças em Rede tem o propósito de fortalecer uma rede de lideranças transformacionais e colaborativas em todos os Estados brasileiros, conectadas aos princípios globais da Enfermagem 2030, à Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos desafios da realidade brasileira para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, explica a conselheira federal Helga Bresciani, que coordena a iniciativa. “O projeto vem para atender a demanda recorrente de investir na preparação de profissionais de Enfermagem líderes, nos diferentes contextos e desafios”.

“Com esta iniciativa, reforçamos a capacidade da Enfermagem brasileira de formar e fortalecer suas próprias lideranças. Liderar é construir redes, pertencimento e futuro”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A proposta dialoga com o papel estratégico da Enfermagem na ampliação do acesso à Saúde e resolutividade da assistência. Presentes em cada um dos 5.570 municípios, os profissionais atuam na promoção da Saúde, prevenção e em todos os níveis da assistência, em todas as fases da vida. Essa capilaridade torna a liderança em Enfermagem estratégica para o fortalecimento do SUS.

Cursos estaduais

O projeto prevê 27 cursos presenciais estaduais entre 2026 e 2027, além de encontros virtuais, acompanhamento de planos individuais e certificação dos participantes. Ao final do percurso, os profissionais passam a integrar uma Rede Nacional de Liderança em Enfermagem.

A formação já começou nesta semana, no Distrito Federal, e combina atividades presenciais e virtuais, com metodologias participativas e elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual. Os próximos encontros regionais vão acontecer no Conselho Regional do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e no Conselho Regional do Ceará (Coren-CE).

Liderança em áreas estratégicas

O foco é estruturar uma rede nacional de líderes, nas nove áreas mapeadas pela Nursing Now: Liderança em Enfermagem – fortalecimento e enfrentamento de desafios atuais; Liderança no campo da educação; Liderança na produção tecnológica, de inovação e empreendedorismo; Resgate e documentação de histórias de liderança em Enfermagem no país; Liderança no desenvolvimento de mídias para a visibilidade e valorização profissional; Liderança da Enfermagem no fortalecimento do SUS; Liderança para fortalecer a visibilidade da Enfermagem para a conquista do direito à saúde e desenvolvimento sustentável; Enfermagem na política brasileira; Enfermagem na Economia da Saúde.

Multiplicação de experiências exitosas

Compartilhar conhecimento é fundamental para fomentar lideranças e articular redes. Experiências locais podem gerar impacto nacional.

Buscando ampliar o alcance das iniciativas locais, o projeto prevê, entre suas ações estratégicas, a realização de Seminário Experiências Exitosas. O evento deve acontecer durante o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.

MBA em Liderança

A oferta de MBA em Liderança em Enfermagem também está contemplada no projeto, por meio de parceria com o departamento de Educação Corporativa do Cofen. A previsão é que a turma se inicie em 2027.

Fonte: Fonte: Ascom/Cofen - Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

5ª Avenida, N 11, Setor Leste Universitário, CEP: 74605-040 - Goiânia-GO

(62) 3242-2018

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...