Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Seminário Nacional debate assistência à população LGBTQIA+


12.02.2026

O 1º Seminário Nacional de Assistência de Enfermagem à População LGBTQIA+ começou nesta quarta-feira (11/02), com abertura oficial e debates sobre o cuidado inclusivo na Enfermagem.

Hoje, (12/02), a programação continua com novos painéis e discussões. Acompanhe a transmissão pela multiplataforma CofenPlay+.

O cuidado em saúde pressupõe respeito, acolhimento e reconhecimento das singularidades de cada pessoa. Com essa perspectiva, teve início nesta terça-feira, em Brasília (DF), o 1º Seminário Nacional de Assistência de Enfermagem à População LGBTQIA+, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o tema “Cuidar é reconhecer a diversidade”. Trata-se de um evento inédito realizado pelo Cofen com foco na qualificação da assistência à população LGBTQIA+.

A programação acontece no edifício-sede da autarquia, com transmissão ao vivo pela multiplataforma CofenPlay+, e segue até esta quinta-feira (12). O evento reúne profissionais de Enfermagem, pesquisadores e especialistas para discutir o atendimento à comunidade LGBTQIA+ no âmbito da saúde, com mesas e palestras sobre políticas públicas, identidade de gênero, orientação sexual, saúde mental, comunicação no cuidado e assistência à população trans e travesti.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Cofen, Manoel Neri; pela secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Governo Federal, Symmy Larrat; pelo conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e organizador do evento, Paulo Murilo; pela deputada federal e tesoureira do Cofen, Ana Paula Brandão; e pela deputada estadual Rejane de Almeida.

Durante a solenidade, o presidente do Cofen destacou que o seminário nasce em um contexto social que exige posicionamento firme das instituições. “No momento em que a intolerância e a discriminação viraram pauta de um segmento minoritário da sociedade, a forma de combatermos isso é com amor, e por isso trouxemos esse tema para o nosso evento. Nós, como profissionais de Enfermagem, temos no nosso próprio Código de Ética, em seus princípios gerais, a determinação de cuidar de todos sem qualquer tipo de discriminação”, afirmou.

Secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Governo Federal, Symmy Larrat

Manoel Neri ressaltou ainda que o debate também envolve a proteção dos próprios profissionais. “Dentro da profissão, temos um segmento importante da população LGBTQIA+ que é formado por profissionais de Enfermagem, que enfrentam preconceito, discriminação e homofobia nos ambientes de trabalho. Isso não pode passar sem o olhar de proteção dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Enfermagem. Este seminário vem para discutir todas essas questões e tenho certeza de que, ao final do evento, sairemos com um documento que possa orientar boas políticas tanto no Sistema Cofen/Conselhos Regionais quanto em outros órgãos governamentais”, completou.

Segundo o organizador do seminário, Paulo Murilo, o evento foi pensado como espaço de escuta e construção coletiva. “Nosso objetivo é promover um ambiente de diálogo qualificado, onde possamos discutir evidências científicas, experiências exitosas e desafios cotidianos da assistência. A Enfermagem está na linha de frente do cuidado e precisa estar preparada para reconhecer a diversidade como parte essencial do processo de trabalho”, afirmou.

Represetantes do Coren-RS, Sindicatos e grupos hospitalares do sul

A secretária nacional Symmy Larrat enfatizou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas. Segundo ela, a realização do seminário demonstra o compromisso institucional da Enfermagem brasileira com a garantia de direitos e com a construção de um Sistema Único de Saúde mais inclusivo. “A formação e a sensibilização dos profissionais de saúde são fundamentais para que a população LGBTQIA+ tenha acesso a um atendimento digno, livre de preconceitos e violências. Quando uma categoria do tamanho e da importância da Enfermagem assume esse debate, estamos avançando na consolidação de uma cultura de respeito e cidadania”, declarou.

Ao longo dos dois dias, a programação contempla mesas-redondas, painéis temáticos e debates sobre acolhimento, ética, formação profissional, enfrentamento à discriminação e estratégias para a promoção da equidade no âmbito do SUS.

O evento contou com a participação de representantes de todos os Conselhos Regionais de Enfermagem do Brasil, com destaque para o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), por ser o único a possuir uma Câmara Técnica específica sobre a tema da diversidade na assistência de Enfermagem e o primeiro parecer que trata de assuntos relacionados a temática produzido por esse grupo e homologado pelo Cofen. Também estiveram presentes representantes do Sindisaúde-RS, do Sindisaúde Pelotas, do Grupo Hospitalar Conceição e do Hospital Universitário de Rio Grande.

Fonte: Ascom

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

5ª Avenida, N 11, Setor Leste Universitário, CEP: 74605-040 - Goiânia-GO

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...