Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Justiça determina que hospital de Aparecida do Rio Doce mantenha enfermeiros em todos os turnos


12.09.2025

A Justiça Federal determinou que o Hospital Municipal Walter Luiz Batista, em Aparecida do Rio Doce, passe a contar com a presença de pelo menos um enfermeiro por turno de funcionamento, inclusive durante a noite, finais de semana e feriados. A decisão é resultado de uma ação civil pública movida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) após várias ações fiscalizatórias.

Na ação, o Conselho argumentou que a lei que regulamenta a profissão de enfermagem (Lei nº 7.498/86) exige que as atividades de técnicos e auxiliares de enfermagem somente podem ser realizadas sob a orientação e supervisão de enfermeiro.

O município alegou dificuldades financeiras e falta de adesão de profissionais aos chamamentos públicos e concursos em andamento. Mesmo assim, o magistrado destacou que limitações orçamentárias não podem justificar o descumprimento de um direito fundamental, como a saúde.

A presidente do Coren-GO, Thaís Luane de Almeida, comemorou a decisão. “Essa vitória judicial é fruto de uma fiscalização vigilante do Conselho. Nosso compromisso é garantir não apenas os direitos dos profissionais de enfermagem, mas principalmente assegurar que a população receba serviços de saúde com qualidade e segurança”, afirmou.

A medida tem caráter provisório, mas busca assegurar a continuidade e a segurança do atendimento prestado à população

Fonte: Ascom/ Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...