Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-GO compõe GT nacional de instrução e julgamento de processos éticos

Grupo é responsável por discutir e formular esclarecimento dos conselhos regionais sobre os processos e procedimentos na área.

07.08.2025

 

Reuniões buscam aprimorar atividades e sanar dúvidas sobre a temática

De forma a representar a Enfermagem goiana, o Coren-GO participa do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Federal de Enfermagem, que visa esclarecer as questões relacionadas à instrução processual e julgamento de processos éticos. Os encontros permitem a troca de experiências e a implementação de estratégias na padronização institucional e condução responsável da atividade finalística dos conselhos.

O coordenador do Setor de Processos Ético-disciplinares do Coren-GO, Luan Carlos, reforça a importância da experiência na promoção de práticas exitosas no sistema Cofen/Conselhos Regionais. “A criação de um GT para que os regionais possam ser instruídos e terem suas dúvidas esclarecidas é de extrema importância, seja na criação de modelos de documentos, como no rito processual dos processos éticos e administrativos de desagravo público”, afirma.

Na primeira etapa de reuniões, os membros elaboraram um documento, que será analisado pelo Cofen, sobre a criação do módulo de processos éticos no Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen). Após avaliação, as implementações serão feitas e o Coren-GO passará a contar com mais essa atualização nas ferramentas de trabalho.

Na discussão, o grupo também formulou notas técnicas sobre a Resolução Cofen 706/2022, que aprova o Código de Processo Ético do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, e sobre a Resolução Cofen 774/2025, que dispõe sobre o procedimento de Desagravo Público. Os temas foram selecionados após uma análise técnica das principais dificuldades e dúvidas sobre as temáticas.

“É fundamental que a nossa realidade seja discutida de forma descentralizada para que a melhor compreensão das normativas beneficie todos os profissionais de enfermagem do país, com soluções efetivas e ágeis”, explica a presidente do Coren-GO, Thaís Luane. A iniciativa reforça, ainda, a responsabilidade da abordagem ética dos conselhos, com atuação respeitosa aos direitos e deveres da categoria.

Além do Coren-GO, o grupo é formado pelos coordenadores da área de processos éticos do Coren-TO, Carollina Martins, do Coren-PB, José Gomes e do Coren-MG, Márcia Caúla, do primeiro-secretário do Coren-SP, Wagner Basta e da chefe do setor Setor de Análise e Controle de Processos Éticos do Cofen, Angélica Pontes. O GT está sob coordenação de Márcio Abreu, chefe da Divisão de Processo Éticos do Cofen.

Sigen- Implementado em 2024, o sistema garante que a categoria conte com uma forma facilitada de iniciar os serviços administrativos no Coren-GO, sem precisar se deslocar até a sede, em Goiânia, ou alguma subseção. No site, os profissionais podem iniciar e acompanhar requerimentos de registro e cadastro, negociação de débitos, emissão de certidões, entre outros. Para acessar, clique aqui.

Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...