Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Museu Nacional da Enfermagem integrará modernização e tradicionalidade

Coren-GO esteve presente no local e convida a todos os profissionais para conhecer a história da categoria

25.07.2025

Da história ao futuro da profissão, o Museu Nacional da Enfermagem (MuNEAN) resgata e mantém viva a memória da profissão no Brasil. Entre as exposições, é possível ter acesso às exposições sobre a memória da categoria até depoimentos de profissionais na atualidade. O local também passará por um processo de modernização para incluir novas tecnologias dentro das atividades.

A diretoria do Coren-GO conheceu o espaço em visita técnica durante a realização da 579ª Reunião Ordinária de Plenário do Cofen. O momento propiciou ainda a atualização sobre o planejamento do 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), considerado o maior evento de saúde da América Latina.

Thaís Luane, presidente do Coren-GO explica a importância de conhecer o MuNEAN para ampliar o olhar sobre a profissão: “Essa é a nossa história. É essencial compreender a tradição para aumentar os horizontes do futuro da categoria”. Apenas no primeiro semestre deste ano, o museu já ultrapassou mais de 11 mil visitantes.

Criado em 2010 pelo Cofen, o museu está localizado na capital baiana, Salvador, no Pelourinho. Composto por acervos permanentes e temporários em documentos, registros, vestimentas e troca de experiências, também integra o circuito cultural de saúde. O MuNEAN é o primeiro museu do Brasil voltado exclusivamente para a valorização da Enfermagem e preservação da história do cuidado.

Percurso aconteceu durante visita técnica nas instalações do 27º CBCENF

“Conseguimos ver aqui o resgate de práticas e contribuições que marcaram profundamente a nossa categoria”, reitera Weverton Teodoro, diretor-secretário do Coren-GO e convida: “Esse é mais que um lugar institucional, é um símbolo da nossa luta. Todo profissional é estudante de Enfermagem precisa conhecer”.

Durante o percurso, está disponível a exposição sobre a representatividade afrodescendente da categoria. As obras incluem nomes de Stella de Oxóssi, Manoel Neri, Isabel dos Santos e Josephina de Melo. Além disso, é apresentado à todos os participantes os materiais utilizados para o cuidado de pacientes de outras épocas, como as seringas de vidro e medicinas naturais.

 

Além do MuNEAN, a visita pré-CBCENF proporcionou a visita ao Centro de Convenções de Salvador, que sediará toda a programação científica do congresso e ao local onde ocorrerá a premiação Anna Nery, considerada a maior honraria a ser recebida pelos profissionais de Enfermagem.

Anna Nery – Dentre os itens que compõem o espaço, está a mostra de Anna Nery, a pioneira da Enfermagem brasileira. “Pudemos ter uma sensação de volta ao tempo, contando a história não só de figuras históricas, mas a nossa, que escolhemos todos os dias essa profissão”, conclui a diretora-tesoureira do Coren-GO, Limênia Fernandes.

Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...