Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Luta por valorização e bem-estar no trabalho: evento celebra conquistas e dialoga por melhorias

Maior evento da categoria goiana debateu o Bem-Estar, Saúde Mental e a Valorização para o Trabalho dos profissionais de Enfermagem

28.05.2025

Com um auditório lotado, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) deu início à abertura do principal evento da categoria: A Semana de Enfermagem. A solenidade aconteceu na noite desta terça-feira (20), no Sesc Cidadania, em Goiânia, e teve como tema central o “Bem-Estar, Saúde Mental e a Valorização para o Trabalho dos profissionais de Enfermagem”.

O evento contou com a presença de representantes de outros conselhos regionais e autoridades. “Hoje estamos aqui, nesse momento histórico para falar, mais uma mês, que a Enfermagem precisa ser valorizada. Não apenas esse mês, mas em todo o tempo que estamos na ponta, sendo a espinha dorsal do Sistema Único de Saúde. Precisamos da aprovação da PEC 19, de melhores condições de trabalho e do pagamento integral do nosso piso. Precisamos que as vitórias não fiquem esquecidas e que tenhamos outras para celebrar”, diz Thaís Luane, presidente do Coren-GO.

Na data selecionada para realização da Semana de Enfermagem, no Dia dos Técnicos e Auxiliares, a categoria celebrava outro marco: O Ministério da Educação suspendeu o ensino de Enfermagem na modalidade a distância no Brasil. O presidente do Cofen, Manoel Neri, em sua fala, relembra o quanto essa conquista é inédita e sonhada. “O Sistema Cofen/Conselhos Regionais não descansou até conseguir. Cumprimento todos os profissionais aqui presentes e reafirmo que estamos lado a lado em pautas pela nossa profissão, de forma atuante”, afirma

A procura foi grande, com mais de mil inscrições de profissionais e estudantes para participar da programação e acompanhar, com grande expectativa, o ponto alto do evento: a palestra magna. Ministrada por Bianca Lessa, a ação educativa contou com uma reflexão: “Até onde e quando eu aceito? Qual limite que precisamos impor para que o outro saiba nos valorizar?”. A partir da temática, o debate partiu para as tratativas de qual forma o bem-estar ocorra, de fato, no local de trabalho.

A programação continua – Amanhã (21), ao longo do segundo dia de evento, os participantes terão acesso a uma programação que inclui palestras, apresentações de trabalhos científicos, mesas redondas e trocas de experiências. “Toda a categoria está convocada para participar de um momento enriquecedor, com debates cruciais para nossa atuação profissional”, convida Weverton Teodoro, diretor-secretário do Coren-GO

Relevância do Tema no Cenário da Categoria – A escolha do tema reflete a urgência em discutir a realidade vivida pelos profissionais de Enfermagem. Nos últimos meses, diversos casos de abuso e violência contra enfermeiros, técnicos e auxiliares tiveram grande repercussão nacional, expondo a vulnerabilidade da categoria.

Em Goiás, dois incidentes recentes ilustram essa realidade. O primeiro, de ampla visibilidade, foi a violência praticada pela Polícia Militar contra profissionais da Maternidade Célia Câmara, em Goiânia, quando a equipe de segurança agiu de forma truculenta com a enfermeira de plantão, que tentava gerenciar uma situação de conflito.

Outro caso emblemático ocorreu no interior do estado, no município de Morrinhos, em que uma técnica de Enfermagem foi feita refém por um paciente em surto. Ambos os episódios evidenciam como, muitas vezes, a categoria se encontra desamparada e exposta a riscos, reforçando a necessidade de ações concretas para garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais.

Além da violência física, muitas vezes ocorre o estresse da sobrecarga, em alguns casos até condições de trabalho precárias, tornando a atividade da categoria ainda mais árdua. “Por isso, é preciso falarmos sobre mobilização política. Precisamos ter voz nos centros de poder ao invés de esperarmos que alguém olhe por nós. A categoria precisa de representação, pois, afinal, a Enfermagem precisa defender a Enfermagem”, conclui Thaís.

Fonte: Ascom/ Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...