Cursos qualificam assistência de Enfermagem ao Adolescente

Câmara técnica do Cofen discutiu parcerias com Ministério da Saúde para melhoria da assistência de Enfermagem ao adolescente

17.02.2025

Assessores técnicos do Ministério da Saúde receberam integrantes da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso do Cofen

Integrantes da Câmara Técnica do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participaram de reunião com assessores da coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens Ministério da Saúde na tarde de quinta-feira, 13/2. O Cofen busca construir parcerias para qualificar a assistência de Enfermagem aos adolescentes, com foco na capacitação continuada.

Com baixa incidência de doenças agudas, típicas da infância, e crônicas, comuns em idosos, os adolescentes têm demandas de Saúde muitas vezes invisibilizadas. A faixa etária tem baixa cobertura vacinal, alta incidência de mortes por causas externas e enfrenta riscos como iniciação ao tabagismo e gravidez precoce, que podem trazer consequência por toda a vida. Serviços de Saúde devem acolher e atender adolescentes, mesmo quando chegam desacompanhados, conforme nota técnica 2/2022.

“Capacitar as equipes para o acolhimento e assistência aos adolescentes é fundamental”, afirma a coordenadora da Câmara Técnica, Betânia Santos. O tema pode estar presente em cursos e mesas redondas no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que será realizado em Salvador, em setembro de 2025. O Cofen convida profissionais a participarem dos cursos já estão disponíveis gratuitamente na UnaSUS.

Prevenção da gravidez na adolescência, promovendo a saúde e garantindo direitos
Os assessores técnicos Luciana Almeida e Bruno Campos apresentaram ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, incluindo webinários com participação de adolescentes e publicação de nota técnica. A nota ressalta o risco elevado de morte na gestação da adolescentes até 14 anos, com maior probabilidade de hemorragias, anemia grave, eclampsia, depressão pós-parto, parto cesáreo, prematuridade e malformações. Destaca, ainda, o impacto na saúde mental de adolescentes.

“As consequências da gravidez na adolescência também dizem respeito aos aspectos sociais, afetando a continuidade dos estudos, a inserção no mercado de trabalho, as interações e relações sociais, por produzir isolamento e estigmas. Todos os aspectos, tanto biológicos quanto psicossociais, levam ao risco de repetição dos padrões de pobreza e exclusão social e ao aumento da mortalidade materna e infantil, pelos riscos de complicações durante a gravidez e o parto”, afirma o documento.

Casos de violência contra adolescentes são de notificação compulsória no SINAN. Outros órgãos do sistema de garantia de direitos também devem ser acionados. “É importante que o profissional saiba que não está sozinho”, destacou Luciana Almeida. O encaminhamento responsável, com busca ativa da pessoas em situação de vulnerabilidade, é um dos pilares da APS.

Cursos gratuitos: inscreva-se! 
O Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) oferece cursos de qualificação e aperfeiçoamento gratuitos voltados à Saúde do Adolescente. Acesse os links e participe:

Proteger e Cuidar de adolescentes na APS
Objetivo: Capacitar os profissionais de saúde e áreas afins para identificar e atender as necessidades e características específicas da população adolescente.
Público-alvo: Profissionais de saúde e demais interessados no tema.
Carga horária: 45 horas Formato: EAD Modalidade: Qualificação
Link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46742

Escuta de Crianças e Adolescentes na rede de serviços do SUS 
Objetivo: Qualificar gestores e profissionais de saúde e de serviços das políticas sociais que atendem crianças e adolescentes em situação de violência.
Público-alvo: Profissionais de saúde e demais interessados no tema.
Carga horária: 15 horas Formato: EAD Modalidade: Qualificação
Link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46743

Juventudes e Participação Social 
Objetivo: Qualificar os profissionais e gestores sobre estratégias para o fortalecimento da participação de jovens na elaboração e implementação de políticas, programas e ações de saúde.
Público-alvo: Profissionais de saúde de nível superior e gestores de saúde que atuam na APS.
Carga horária: 15 horas Formato: EAD Modalidade: Qualificação
Link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46719

Introdução à Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a Lei (PNAISARI) 
Objetivo: Qualificar gestores e profissionais de saúde e de serviços das políticas sociais que atendem crianças e adolescentes em situação de violência.
Público-alvo: Profissionais de saúde e demais interessados no tema.
Carga horária: 15 horas Formato: EAD Modalidade: Qualificação
Link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46744

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...