Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

A importância da Enfermagem no Aleitamento Materno

Categoria batalha na conscientização para a elevação da taxa de amamentação, que enfatiza a responsabilidade de todos na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno

15.08.2024

A amamentação é um processo imprescindível para a saúde da criança e da mulher durante as primeiras etapas da maternidade. Esse meio se inicia desde os primeiros 60 minutos de vida e pode se estender até os 2 anos de idade, em recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. O leite materno é rico em vitaminas B, C, E, potássio, cálcio, fósforo, nutrientes que são necessários para o melhor desempenho do crescimento, formação óssea, formação do sistema imunológico e desenvolvimento das funções neurológicas da criança. Além disso, a amamentação é considerada a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias, alergias e obesidade.

O benefício da amamentação não é restrito somente à criança, a mulher que fornece o leite materno também pode ser favorecida. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%, e auxilia diretamente na melhoria da saúde, como: na recuperação do peso, reduz de risco de hemorragia pós-parto, reduz na chance de desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto, hipertensão, e diminui a possibilidade de um câncer de ovário.

A Enfermagem no processo de amamentação – A Enfermagem é percursora no cuidado humano, e defende a necessidade do aleitamento humano em meio à maternidade. A categoria batalha para a elevação da taxa de amamentação, através da conscientização, que enfatiza a responsabilidade de todos na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno, com o intuito de garantir um desenvolvimento saudável da criança, além do fortalecimento do vínculo mãe-bebê e na redução do desmame precoce.

Os profissionais de enfermagem estão na linha de frente desse processo, garantindo atenção especializada para mulheres em pré-natal, concedendo apoio e segurança em relação a dúvidas e dificuldades que as mães possam ter em relação ao aleitamento materno. Os profissionais desta categoria andam ao lado das mães neste período, dando também apoio emocional, de forma com que possam aconselhar e ouvir as necessidades da mulher, compreendendo a situação e gerando o fortalecimento da autoestima dessa cidadã.

Fonte: Ascom Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...