Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Dia Mundial de Combate a Hanseníase mobiliza Goiânia


27.01.2014

HanseniaseMais de um mil profissionais de Saúde em Goiânia se mobilizarão entre os dias 27 e 31 de janeiro no combate à Hanseníase. A doença infecto contagiosa, que hoje tem cura, acometeu em 2013, 1.698 pessoas no Estado. O dia “D” da luta contra a enfermidade acontecerá no dia 28 terça-feira próxima, a partir das 9 horas, no CAIS João Natal, na Vila Nova, situado na Av. Industrial, Qd 3, lotes 16 e 17. Diversas ações preventivas estão programadas e fazem alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, lembrado todo último domingo de janeiro.
As atividades vão acontecer em todos os CAIS de Goiânia e nos postos do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nessas unidades, os usuários que neles estiverem no momento, receberão orientações para auto exame e diagnóstico precoce. Caso seja detectada alguma mancha, eles serão encaminhados, imediatamente, para investigação e tratamento. “O mais importante é o diagnóstico precoce. Qualquer mancha que apareça no corpo deve ser examinada”, explica a coordenadora de controle de doenças crônicas transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, Denise Ferreira.
De acordo com a especialista, a ação da SES-GO e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia é um alerta para que a comunidade esteja atenta aos primeiros sintomas da hanseníase, que são manchas no corpo insensíveis ao toque. “Entretanto, para se obter a cura é necessário seguir o tratamento corretamente”, adverte a coordenadora.

A doença
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo que acomete a pele e os nervos. A forma de contágio é de pessoa para pessoa, pelas vias aéreas superiores (ao falar, tossir ou espirrar), por pessoas doentes que não estejam em tratamento. Os sintomas são manchas brancas ou avermelhadas na pele, com dormência, perda de pêlos, caroços pelo corpo, inchaço na face e orelhas. Quando não diagnosticada e não tratada precocemente, evolui para incapacidades físicas que geram processos de exclusão social. Atualmente, a doença tem cura, com medicamentos gratuitos disponibilizados na rede do SUS, cujo tratamento pode variar de seis meses a um ano, dependendo da quantidade de bacilos e lesões.
Para o controle e eliminação da hanseníase, o Estado de Goiás tem como meta diagnosticar precocemente todos os casos, tratar e curar. O alcance desta diretriz depende, essencialmente, da descentralização do diagnóstico e tratamento para os serviços de atenção básica dentro de uma rede de assistência integral e da vigilância dos contatos nos domicílios. Isso para reduzir as fontes de transmissão.
Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se análise de informações, planejamento, monitoramento, avaliação das ações desenvolvidas, diagnóstico, tratamento e vigilância dos contatos intradomiciliares, prevenção de incapacidades e reabilitação, atividades de educação permanente e mobilização social.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...