Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeira assume vice-presidência do Comitê Estadual de Saúde Mental


20.02.2013

SaudeMental (1)

No dia 19 de fevereiro, foi empossada a nova diretoria do Comitê Estadual de Saúde Mental (CESM), com mandato de dois anos. O CESM, a partir dessa data passa a ser presido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Goiás, na pessoa da advogada Lílian Maria Braga Martins; na vice-presidência está a representante do Coren-GO, a enfermeira Nathália dos Santos Silva; a 1ª secretaria é a representante da Gerência de Saúde Mental, Vera Lucia Alves Cardoso; e 2ª secretaria é da Secretaria Estadual de Educação, Zilma Rodrigues Neto.
Estiveram presentes na solenidade de posse, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros Filho; vice-presidente da OAB, Sebastião Macalé; superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), Mabel del Socorro; presidente do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas do Estado de Goiás, Ivânia Fernandes; conselheira do Coren-GO, Marysia Alves da Silva, entre outras autoridades.
O secretário Antônio Faleiros pontuou, em seu discurso, que não há consenso no Brasil quando se trata de ações voltadas para uma área tão complexa como a saúde mental. “O Comitê é uma instância democrática que vai colaborar sobremaneira com a governo de Goiás na implementação de uma política de saúde mental que atenda os interesses exclusivos da população”, garante Faleiros.
Para a presidente empossada Lílian Maria Braga Martins, a instituição tem papel fundamental no momento em que o Estado de Goiás vive o processo da adequação dos serviços na área de saúde mental, álcool e outras drogas. “Devemos garantir a livre circulação das pessoas com transtornos mentais e oferecer a elas cuidados necessários e encontrar caminhos para sanar as dificuldades na efetivação da proposta psicossocial no país, e em especial em nosso estado”, reforça Lílian.
A enfermeira Nathália dos Santos Silva, vice-presidente do Comitê, defendeu a importância de que todos os componentes do CESM para que haja sucesso nas ações propostas. Ela também destacou o papel desempenhado pela enfermagem na prática das políticas de atenção à saúde, como por exemplo, no consultório de rua, uma das ferramentas de combate ao uso de crack e outras drogas. “É preciso também afastarmos qualquer resquício das práticas manicomiais para assegurarmos atendimento de qualidade e fundamentado no respeito ao paciente”.
Objetivos – O Comitê, que foi criado pela Portaria nº 226 de 2010, tem atribuição de promover a articulação intersetorial e interinstitucional, envolvendo o poder público, sociedade civil, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento à saúde mental de indivíduos, de suas famílias e da comunidade.
Outras instituições que compõem o Comitê Estadual de Saúde Mental são: Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Assistência Social, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Assembleia Legislativa (Comissão de Direitos Humanos), Universidade Estadual de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Agência Goiana de Esporte e Lazer, Secretaria de Segurança Pública e Justiça e Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

5ª Avenida, N 11, Setor Leste Universitário, CEP: 74605-040 - Goiânia-GO

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...