02/09/2020

Prefeitura espera vacinar mais de 600 mil contra sarampo em Goiânia

A prefeitura de Goiânia teve que mudar de estratégia para

A prefeitura de Goiânia teve que mudar de estratégia para ampliar a cobertura de vacina contra sarampo entre a população adulta da capital. A meta é vacinar 90% da faixa etária entre 20 e 49 anos, algo em torno de 610 mil pessoas, até o fim da campanha. No entanto, desde que a ação teve início, há cerca 10 meses, em outubro de 2019, apenas cerca de 50 mil foram vacinados até a manhã desta quarta-feira (2).

Com isso, as equipes da Saúde municipal passaram a fazer uma verdadeira cruzada para conseguir imunizar o público-alvo. Os profissionais de saúde estão atuando nos terminais de ônibus, parques e nos pontos onde estão sendo realizadas as testagens em massa para detecção da covid-19.

Nesta quarta-feira (2), a imunização, contra sarampo e H1n1, é realizada no Parque Vaca Brava, das 7h às 11h. Na quinta-feira (3), será no Parque Flamboyant, também no mesmo horário.

O trabalho tem apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A imunização, contra a H1n1 e o sarampo, continua a ser feita também nas salas de vacinas de Goiânia.

Quem pode ser vacinado
Qualquer pessoa dentro da faixa etária de 20 a 49 pode ser vacinada contra sarampo, mesmo que já tenha tomado outras doses. No entanto, gestantes e pessoas imunocomprometidas precisam de avaliação médica.

A vacina de gripe pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

Baixa adesão
Conforme explica a gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Polyana Braga, a estratégia de ir aos parques e terminais só é possível por se tratar de uma dose extra oferecida pelo Ministério da Saúde. Assim, população pode ser vacinada sem uma análise prévia no cartão de saúde.

Pela baixa adesão do público alvo, há registro de surtos da doença entre os adultos. Por isso, essa dose extra foi disponibilizada à população entre 20 e 49 anos.

Polyana diz que a estratégia está dando certo. “Desde o início da vacinação, imunizamos 40 mil pessoas em Goiânia, após a ação nos pontos de fluxo, vacinamos 10 mil em pouco menos de duas semanas”, avalia.

Ela avalia que essa faixa etária sempre tem baixa adesão em campanhas de vacinação, seja pela falta de importância que atribuem às campanhas, seja por falta de tempo de procurar um ponto de vacinação. Por isso, a estratégia de ir aos locais de fluxo intenso de pessoas.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde já passaram pelos terminais da Praça da Bíblia, Bandeiras, Padre Pelágio, Vera Cruz e Goiânia Viva.

Vacinação nos parques
Parque Vaca Brava
Data: Quarta-feira (2)
Horário: das 7h às 11h
Endereço: Parque Vaca Brava – Av. T-10, St. Bueno

Parque Flamboyant
Data: Quinta-feira (3)
Horário: das 7h às 11h
Endereço: Parque Flamboyant – Rua 15, Jardim Goiás


Fonte: Mais Goiás



  • Licitacao2-207x115