21/11/2019

MP-GO e Polícia Civil fazem operação em clínica de reabilitação de dependentes químicos

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da 4ª

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da 4ª Promotoria de Justiça de Aparecida de Goiânia, realizou na manhã desta quarta-feira (20/11), em conjunto com a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP), Vigilância Municipal em Saúde e Coordenação Municipal de Saúde Mental, fiscalização e inspeção na Clínica Agatha, de reabilitação de dependentes químicos. A ação faz parte da Operação Higea.

A ação desta quarta-feira foi realizada após o recebimento de denúncia de cárcere privado, superlotação e maus-tratos. De acordo com o promotor de Justiça Reuder Motta, as informações apontavam para a possibilidade de as pessoas internadas estarem vivendo sob condições desumanas, enquanto internadas em um estabelecimento que “supostamente teria o propósito de fornecer-lhes terapia para deixarem o vício de uso de drogas ilícitas”.

A delegada Cybele Tristão, titular da 2ª DRP, afirmou que foram detectadas irregularidades na clínica, como quartos superlotados e insalubres, internos com transtorno mental misturados com dependentes químicos e falta de profissionais da área de saúde habilitados. Além disso, foi descoberto que à noite os internos são trancados nos quartos, com grades e cadeados, o que caracteriza cárcere privado.

Foi dado prazo para que o proprietário do estabelecimento entre em contato com os familiares dos internos com transtorno mental, para que estes sejam buscados até sexta-feira. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar as denúncias e responsabilizar criminalmente os envolvidos. Participaram da operação, como órgãos de apoio, os Conselhos Regionais de Medicina, de Farmácia e de Enfermagem, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Ação Social e Conselho Tutelar.

(Texto: João Carlos de Faria – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO/Fotos: Polícia Civil)




  • Licitacao2-207x115