14/09/2022

Enfermeira Claci Rosso é homenageada pelo Coren-GO com o Prêmio Ana Nery

Em um momento solene de reconhecimento e reverência ao protagonismo

Claci Rosso recebe Prêmio Ana Nery das mãos da Presidente do Cofen, Dra Betânia e da Presidente do Coren-GO, Edna Batista.

Em um momento solene de reconhecimento e reverência ao protagonismo da Enfermagem brasileira, a Enfermeira e diretora do Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás, Claci Fátima Weirich Rosso, foi homenageada na noite de terça-feira (13/9) com o prêmio Anna Nery, a honraria máxima concedida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Criada em 2012, a premiação é destinada aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalham pelo desenvolvimento da profissão. Neste ano, a solenidade ocorreu na capital cearense Fortaleza, que recebe ao longo da semana o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

A Presidente do Coren-GO, Edna de Souza Batista, explicou a escolha do plenário do conselho peça profissional para receber a honraria, “A professora Claci é um exemplo de dedicação da nossa profissão. Em uma atuação técnica e científica, o seu trabalho seja na coordenação do protocolo da Enfermagem, ou na docência na UFG, é sem dúvida nenhuma uma grande expoente da Enfermagem no Nosso Estado”.

Claci Rosso e Edna Batista Presentes no Prêmio

Claci Fátima Weirich Rosso, é diretora do Instituto Verbena/UFG, docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás e doutora em Ciências da Saúde pela UFG. É coordenadora, organizadora e autora da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª edição do Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Estado de Goiás, e coordenadora da Câmara Técnica de elaboração da 4ª Edição do Protocolo de Enfermagem, Coren-Goiás.

São muitos sentimentos nesta noite, pois é a grande comenda dentro da profissão. Represento o estado de Goiás e com este reconhecimento, vem a responsabilidade que a homenagem carrega. Nossa profissão abrange as dimensões técnica, científica e política, e hoje entendo que estou cumprindo com aquilo que é o meu papel dentro da construção da Enfermagem”, afirmou a enfermeira Claci Rosso, homenageada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Goiás.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, saudou os homenageados e seus familiares. “O Conselho Federal reúne nesta noite de congraçamento grandes nomes que representam a luta contínua da nossa categoria. Mais do que reconhecimento, esta honraria é também uma justa forma de mostrar que a Enfermagem é feita de coragem. Os homenageados de hoje com o prêmio Anna Nery carregam consigo a força de inumeráveis”, declarou.

Fonte: Ascom Coren-GO e Cofen