12/05/2020

Coren-GO empossa Comissão Ética do Hospital Araújo Jorge

Na última sexta-feira (8), a recém-criada Comissão de Ética de

Na última sexta-feira (8), a recém-criada Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) empossou como presidente a enfermeira Camila Silva Colodino. A implantação do comitê era um desejo antigo da instituição e veio ao encontro da Resolução 593/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que determina a existência da junta em entidades com mais de 50 profissionais da área.  De acordo com o texto o objetivo é promover ações educativas, orientar trabalhadores da saúde e fiscalizar o  cumprimento da legislação que rege a profissão, entre outras coisas.

Segundo a gerente de Enfermagem do HAJ, Luciana Lobo, a criação da Comissão de Ética ganha ainda mais importância quando vista pela ótica da responsabilidade individual de cada profissional. É que agora, de maneira oficial, todo enfermeiro ou técnico de enfermagem terá acesso facilitado aos seus direitos e deveres, o que garante ainda mais qualidade da assistência oferecida aos pacientes. Além disso, os colaboradores estarão ainda mais amparados diante de possíveis ocorrências éticas e disciplinares dentro da unidade de saúde.

Luciana explica que o comitê será regido, entre outros pontos, pelo Decreto que regulamentam o exercício da Enfermagem no país, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Nesta missão, Camila Colodino contará com a ajuda dos enfermeiros Delcio Marques, Renata Pires, Alyne Silva, Amália Calaça e Crhisthiane Correia; e dos Técnicos em Enfermagem Gisele de Sousa, Micael dos Anjos, Tatiane Lima e Iracina Garcia –  membros suplentes e efetivos escolhidos para compor a comissão, contribuindo para o desenvolvimento ético e moral das profissões.

O principal documento que dita sobre a Comissão de Ética do HAJ é, no entanto, assinado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren). A Portaria,  de nº 5.480, determina um mandato de três anos (até 2022) e lista como principais tarefas a garantia de uma conduta ética por parte dos trabalhadores, o combate ao exercício ilegal da profissão e a fiscalização do modo de funcionamento da instituição.

A cerimônia de posse ocorreu no auditório do HAJ e contou com a presença de representantes do Coren: a conselheira Luciana Aparecida Moreira e a enfermeira Danielly Castro.


Fonte: Hospital Araújo Jorge



  • Licitacao2-207x115