16/07/2020

Conselho adverte sobre número de profissionais contaminados e que vieram a óbito por Covid-19

Os profissionais de Enfermagem são os mais afetados pelo coronavírus

Os profissionais de Enfermagem são os mais afetados pelo coronavírus em Goiás. Desde o início da pandemia, os dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) apontam que 1.398 profissionais foram contaminados, sendo 984 técnicos de enfermagem e 414 enfermeiros.  Em Goiânia, epicentro da doença no Estado, foram confirmados 10 óbitos na Enfermagem.

Para a presidente do Coren-GO, Ivete Barreto, é inadmissível o número de profissionais de Enfermagem atingidos diretamente pela Covid-19. “A Enfermagem é mais afetada pela Covid-19, carregando sozinha a marca de 3,6% dos casos de Covid-19, em Goiás”. A próxima categoria na escala de percentual é de 1,96%, uma diferença de 2 pontos percentuais!

Diante dos casos de contaminação, Ivete Barreto reafirma “a necessidade de fornecer equipamentos de proteção (EPI) adequados e em quantidade suficiente”. Além disso, é prioritário que seja feita a testagem regularmente nas unidades de saúde. “A fiscalização do Conselho encontrou locais em que vários técnicos e enfermeiros do mesmo plantão estavam contaminados”, relata. Diante desse quadro, a fiscalização do Coren-GO tem cobrado os planos de contingência para a substituição imediata e ampliação do quadro de pessoal de Enfermagem.

Para contribuir com os profissionais de Enfermagem, o Conselho tem doado máscaras N95 e cirúrgicas desde abril. Até o momento, foram entregues 11 mil N95 e cirúrgicas na Capital e interior. “Sabemos que a obrigação legal de fornecer EPI é do empregador, entretanto, sensíveis às dificuldades dos profissionais de enfermagem e de aquisição é que estamos doando esses materiais, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem”, explica. Para definir a doação são levados em consideração a falta de EPI e tipo de atendimento realizado por unidade; denúncias recebidas e averiguadas pelo Conselho; e números de contaminação e óbitos pela Covid-19 no município.