26/04/2022

Alego homenageia profissionais da área de Enfermagem

Por proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia

Por proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão especial na noite dessa segunda-feira, 25, em celebração do Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a vários profissionais da área. A solenidade, que teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, reconheceu e enalteceu a atuação dos trabalhadores da saúde, essenciais à sociedade, e que ficaram ainda mais em evidência durante o período crucial da pandemia de covid-19.

Adriana Accorsi entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 28 profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em várias unidades de saúde de Goiânia, ao exemplo do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Secretaria Municipal de Saúde, Hospital e Maternidade Célia Câmara e outras.

Presidida por Adriana Accorsi, a mesa dos trabalhos foi composta por: Edna de Sousa Batista, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás; Celidalva Sousa Bittencourt, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Luzinéia Vieira dos Santos, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaude); e a enfermeira Mariana de Souza Benjamin Rocha.

Significado especial

Em seu pronunciamento, Adriana Accorsi frisou que a homenagem tem um significado especial, uma vez que sua própria mãe, Lucide Sauthier, é profissional de enfermagem, que desempenhou a função por muitos anos, com muita dedicação e compromisso.

“Tenho profunda admiração pela profissão, até por ser a profissão de minha mãe. São profissionais que atuaram, e ainda atuam, como verdadeiros heróis e heroínas durante a pandemia, antes dela, e, agora, pós-pandemia; e que, portanto, merecem todo nosso reconhecimento”, disse a legisladora.

Ela é autora, por exemplo, do projeto de lei que dá direito aos profissionais da área da saúde e segurança pública à contagem em dobro do tempo de serviço exercido durante o período pandêmico, sendo obrigatoriamente um benefício aplicável a todas as formas de concessões conhecidas como quinquênios e licenças-prêmio.

No exercício da presidência, a petista quebrou o protocolo e concedeu a palavra a mais duas pessoas da mesa, além de Edna de Sousa Batista, que discursou em nome dos homenageados: Luzinéia Vieira dos Santos e Celidalva Sousa Bittencourt. As três destacaram a importância dos profissionais da saúde, que têm a missão de salvar vidas, muitas das vezes colocando em risco suas próprias vidas, como ocorreu no combate à covid-19.

A Presidente do Coren-GO, Edna Batista ressaltou durante a homenagem sobre a valorização da categoria,  “Com a aprovação do piso nacional da categoria que acontece no dia 4 de maio no Câmara dos Deputados, teremos o início do reconhecimento a maior categoria de saúde”.

Em seguida, Adriana Accorsi procedeu à entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 28 profissionais da saúde.

Fonte: Alego

Fotos: Acom Coren-GO E Carlos Souza