Abertas inscrições para Capacitação em Leptospirose


29.05.2014

Lepto Site

A Leptospirose, doença infecciosa febril, é o tema da Capacitação realizada pelo Coren-GO, em parceira com a Suvisa, em junho. As inscrições já estão abertas e são oferecidas duas possibilidades de dias e horários diferentes: 4 de junho, das 14 às 17 horas e 10 de junho, das 8h30 às 11h30. Para participar é preciso ser profissional inscrito no Coren-GO ou acadêmico de Enfermagem, cursando a partir do 7º período. As inscrições podem ser realizadas CLICANDO AQUI!
A ocorrência da Leptospirose está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. A infecção humana resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados e a penetração do microrganismo dá-se por meio da pele lesada ou das mucosas da boca, narinas e olhos. Pode também ocorrer por meio da pele íntegra quando imersa em água por longo tempo. As inundações propiciam a disseminação e a persistência do agente causal no ambiente, facilitando a eclosão de surtos.
Trata-se de zoonose de grande importância social e econômica por apresentar elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, bem como por sua letalidade, que pode chegar a até 40% dos casos mais graves. Algumas profissões como trabalhadores de limpeza e desentupidores de esgotos, catadores de lixo, agricultores, veterinários, tratadores de animais, pescadores, magarefes, laboratoristas, militares e bombeiros, dentre outras, apresentam maior predisposição ao contato com as leptospiras, conforme diagnóstico do Ministério da Saúde.
Durante a Capacitação, os participantes irão receber informações atualizadas sobre essa doença causada pela bactéria do gênero Leptospira, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, serão repassadas informações sobre notificação de surto de Leptospirose, orientação adequada sobre medidas de prevenção e controle, entre outras.
Doenças em números – No estado de Goiás no período de 2007 a 2014, foram notificados 793 casos de leptospirose, dos quais 99 foram confirmados e destes, 18 evoluíram para óbito, representado uma letalidade de 17,3% (Sinan/NET – Acesso dia 19/05/2014, dados sujeitos a alterações). No ano de 2013, foram notificados 174 casos suspeitos, destes, 30 foram confirmados, sendo 07 com evolução para óbito, representando uma taxa de letalidade de 23,3%. Os municípios de Goiânia, Anápolis e Jataí possuem os maiores números de notificações e de casos confirmados para tal doença.

Capacitação em Leptospirose
Data: 4 de junho, das 14 às 17 horas; OU 10 de junho, das 8h30 às 11h30
Público-Alvo: Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Acadêmicos (a partir do 7º período)
Local: Auditório do Coren-GO, localizado na Rua 38 nº 645, setor Marista
Investimento: Gratuito
Mais informações: Envie sua dúvida para fichascorengo@gmail.com
Certificado: Participantes receberão certificado no final da palestra

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...