13/09/2023

Coren-GO realiza 5° Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Evento reuniu 500 profissionais de forma presencial, além de milhares por meio da multiplataforma CofenPlay

O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, realizou no último dia 05 e 06 de setembro a 5° edição do Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Goiás. O evento aconteceu no auditório do Sesc Cidadania, em Goiânia e contou com a presença de mais de 500 profissionais da Enfermagem de forma presencial, além de milhares por meio da multiplataforma Cofenplay.

Em Goiás, mais de 43.000 técnicos 8.000 auxiiares são inscritos no Coren-GOe Durante os dois dias, os auxiliares, técnicos e estudantes de Enfermagem tiveram diversas palestras na programação como atuação em Urgência e Emergência, combate ao princípio de incêndio, mídias digitais e cuidados paliativos. O encontro foi marcado também por homengens. Profissionais vestiram-se de Florence Nightingale, Ana Nery e também de um profissinal paramentado na Covid 19 e realizaram uma apresentação.

Abertura do evento contou com a participação de diversas autoridades. Em sua fala de boas-vindas, a Presidente do Coren-GO, Dra. Edna de Souza Batista ressaltou a importância desses profissionais no cenário da saúde, “O verdadeiro sentido de cuidar é realizado por vocês, que estão à beira leito, no banho, na medicação, ou seja, em um conto direto com os pacientes”, frisou.
Convidado especial do evento, o Presidente do Coren PE e Deputado Estadual, Gilmar Júnior explanou sobre o Piso Salarial da Enfermagem. Em sua fala, Gilmar lembrou que esses profissionais são muito mal remunerados e necessitam de forma imediata do cumprimento do Piso. O parlamentar ainda lembrou de toda a luta do Coren-GO na aprovação da Lei 14.434/22.

O 5° Enaten contou com a palestra magna do coordenador Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – CONATENF, Jefferson Caproni. Na oportunidade ele falou sobre O Protagonismo dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Processo de Cuidar.

A mesa de abertura ainda contou com a presença da Conselheira Tesoureira, Maria Helena, que no ato representou os auxiliares e técnicos em Enfermagem do plenário do Coren-GO, de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, do Conselho das Secretarias Municipal de Saúde (COSEMS-GO).