Enfermagem Intercultural: um olhar mais assistencial aos imigrantes

Expectativa é de que neste ano de 2025, a autarquia conte com uma comissão especializada no assunto e mais visitas in loco em comunidades indígenas e unidades de saúde que prestam auxílio aos povos minoritários

07.01.2025

A Enfermagem intercultural é norteada por uma visão de acolhimento globalizado e alinhado com culturas de diversos grupos na sociedade, como os imigrantes. Baseada no contexto social e econômico, projeta um novo cenário na saúde coletiva, onde a expectativa é reduzir a desigualdade e aumentar o acesso à saúde com um atendimento que entende e foca nas dificuldades dos grupos minoritários. “Ao lidarmos com os imigrantes entendemos que cada um chega ao nosso país com sua bagagem cultural, e isso deve ser respeitado, prestando assistência com eficiência e sensibilidade, já que esse grupo depende de um olhar mais humanizado”, disse Thaís Luane, presidente do Coren-GO.

No Brasil, foram registrados entre 2010 e 2024, o total de 1.718.535 imigrantes, que utiizam o Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso à saúde de forma gratuita. A enfermagem tem um papel fundamental no oficio do cuidar, já que os imigrantes necessitam de uma atenção especial com adequações culturais em relação a alimentação, linguagem e comunicação para que haja compreensão e clareza nos atendimentos, preservando e garantindo acolhimento com empatia e trabalho interdisciplinar para uma assistência integral a esses pacientes.

“Eu precisei poucas vezes de atendimento do SUS, porém considero a [área de] maternidade excelente, já que no meu país, Venezuela, é necessário de um seguro altíssimo para ter atendimento”, compartilha Liliana Rodulfo, imigrante venezuelana.

O Coren-GO focando nesses preceitos também participa de ações voltadas à área intercultural. A expectativa é de que neste ano de 2025, a autarquia conte com uma comissão especializada no assunto e mais visitas in loco em comunidades indígenas e unidades de saúde que prestam auxílio aos povos minoritários. “Nossa missão é atender as necessidades dos grupos minoritários como os Imigrantes, indígenas entre outros pertencentes ao aspecto intercultural, com empatia , realizando protocolos de assistência essenciais para uma saúde mais humanizada”, declara, Weverton Teodoro, secretário do Coren-GO.

 

Fonte: Ascom Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...