Coren-GO planeja novas diretrizes para a Enfermagem na urgência e emergência

Coren-GO se reúne com Corpo de Bombeiros para apresentar proposta à Secretária de Saúde do Estado

05.02.2025

Proposta já foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Em meio à situação de urgência e emergência, cada segundo conta para salvar vidas. Pensando nisso, o Coren-GO e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás se juntaram em um projeto, a fim de definir novas diretrizes para a categoria. A proposta visa criar um protocolo para que o profissional de Enfermagem realize a liberação da equipe, após entrega do paciente.

Na tarde desta terça-feira, a medida foi entregue pessoalmente ao secretário de saúde de Goiânia, Luiz Gaspar, para início da discussão com gestores municipais. A expectativa é que o protocolo otimize a integração entre as entidades de saúde e a rede de atendimento emergencial, agilizando o fluxo de atendimento e beneficiando toda a população.

Parceria firmada entre Corpo de Bombeiros Militar e Coren-GO visa trazer mais benefícios para a categoria na área de urgência e emergência

A demanda surgiu após reflexão sobre a exigência de que as equipes de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) aguardem assinatura de um médico para finalizar uma ocorrência em unidades de saúde. “Isso surge como uma possível solução para agilizar o processo e otimizar o trabalho de urgência e emergência”, explica a presidente do Coren-GO, Thaís Luane.

Devido o alto número de demandas, principalmente em unidades públicas, a disponibilidade de médicos para a liberação pode ser demorada, o que pode levar a atrasos na liberação. “Essa demora pode ter consequências negativas, como por exemplo, o prejuízo a outras ocorrências que poderiam ser atendidas pelas equipes que ficam a espera do médico responsável”, complementa o secretário do Coren-GO e enfermeiro emergencista, Weverton Teodoro.

A proposta de permitir que enfermeiros liberem bombeiros é uma medida que traz benefícios significativos para todas as equipes envolvidas . Além de agilizar o atendimento de toda a emergências e otimizar o trabalho, a proposta contribui para a autonomia e valorização da atuação dos enfermeiros.

Fonte: Ascom/Coren-GO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Goiás

Rua 38 nº 645, Setor Marista, Goiânia, GO, 74150-250

(62) 3239-5300

E-mail geral: corengo@corengo.org.br | Para negociação: boleto@corengo.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

Loading...