Primeiro passo de muitas conquistas e melhorias
O ano de 2008 foi marco histórico para a mudança de gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN-GO). Com a conquista das eleições em junho, com cerca de 90% dos votos das urnas eletrônicas para as chapas de níveis superior e médio que representavam a transformação das práticas políticas e profissionais, comprometidas com a ética e a democratização do sistema COFEN-COREN’s, o COREN-GO entra na mais nova fase de sua existência.
A nova diretoria – gestão
Eleições
Nas eleições de 2008 concorreram quatro chapas para composição da diretoria do COREN-GO, sendo duas concorrendo pelo quadro I (enfermeiros) e duas pelos quadros II e III (técnicos e auxiliares). As chapas 3 e 4, comprometidas com a democratização e mudança das premissas políticas e éticas da entidade, ganharam cerca de 70% dos votos.
Resultados Eleições/2008
Enfermeiros – Quadro I
Chapa 3
Votos 1.285 – 69,2%
Total de votantes: 1.965
Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – Quadro II e Quadro III
Chapa 4
Votos 7.981 – 69,7%
Total de votantes: 12.734
Nota de Agradecimento
(veiculada nos jornais O Popular e Diário da Manhã do dia 06/12/2008)
As batalhas são travadas durante todo o percurso da história humana, fazem parte da consolidação de um presente forte, habilidosos e renovado para novos enfrentamentos e da construção de um futuro mais seguro, solidário e democrático. O caminho percorrido em quase vinte anos de luta da categoria da enfermagem, composta por aproximadamente 28 mil profissionais somente no estado de Goiás, no que diz respeito à efetivação da verdadeira função do sistema Conselho Federal e Conselhos Estaduais de Enfermagem, faz jus a este pensamento de inovação, de determinação e obstinação pela ética e pelo verdadeiro compromisso para com a sociedade.
O desejo por mudança e o anseio pela democracia no órgão fiscalizador da profissão da enfermagem deram vitória nas eleições para a formação de um novo quadro diretor do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN-GO). O resultado das urnas apresentou o início de uma transformação histórica não só para a categoria como também para a comunidade goiana.
Em solenidade festiva, no dia 28 último, foi empossada a nova diretoria, com todas as honras, reconhecimento das autoridades do poder público e o apoio da categoria.
A nova diretoria traduz a perspectiva do diálogo com as demais entidades de saúde, como associações, sindicatos, conselhos, além das instituições de saúde e ensino.
Sabe-se que este é o primeiro passo para uma jornada árdua, que necessita – mais do que nunca – da participação de cada profissional integrante desta realidade da saúde no Brasil, para o enfrentamento das dificuldades e mudanças políticas que precisam acontecer, uma delas a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O estabelecimento da ética e da democratização já se iniciou e seu fortalecimento e efetivação estão
Maria Salete Silva Pontieri Nascimento
Presidente